Adeus depressão: um amor à primeira vista

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Adeus depressão: um amor à primeira vista
sharon1

Já não é novidade para ninguém o benefício que os animais domésticos trazem para quem os adota. A cada dia novas pesquisas, novos estudos, vêm comprovar o quanto se ganha e se aprende convivendo com esses bichinhos. Eu mesma devo muito da minha alegria a essas criaturas.

Em 2003, depois de ter perdido minha mãe, com quem eu tinha uma ligação profunda, enfrentei um período de depressão, que nem remédios e nem terapia conseguiam trazer de volta  a alegria, que parecia ter ido junto com ela.

Nessa época, eu dirigia o Jornalismo da Radio Capital, que tinha um time que, além de ótimos profissionais, era formado por apaixonados por gatos e cachorros. Todo mundo tinha seu bichinhos de estimação e muitas das conversas na redação giravam em torno desse assunto.

E foi numa dessas conversas que Carol (Carolina Mattos), resolveu me presentear com um filhote. Seu pai, além de veterinário, é criador da raça schnauzer. E lá fui eu buscar o bichinho. Dizem que são os cachorros que escolhem seus donos e não o contrário, e penso que é verdade, pois quando Dr. Nelson colocou na minha frente duas cachorrinhas e eu estendi a mão, uma delas pulou no meu colo e se aninhou, pude sentir uma sensação tão boa, como se uma luz se acendesse dentro de mim.

E assim foi, um caso amor à primeira vista. Sharon tocou o meu coração de tal maneira, que a alegria foi voltando a ser parte da minha vida. Ela jamais vai substituir a falta da minha mãe. Mas, fez com que ficasse menos pesada a saudade.  E hoje, passados oito anos, posso dizer, sem medo de errar, que ela me curou da depressão. 

Se por um lado os animais de estimação dão trabalho, demandam atenção e cuidados, por outro eles retribuem com tanto carinho, com tanta alegria e ensinam o verdadeiro sentido da palavra Amor, que é o amor incondicional. Para eles não importa se você é bonito ou feio, gordo ou magro, rico ou pobre. Eles amma porque amam. E pronto. Ter um animal de estimação é, sem dúvida, uma experiência que deve ser vivida.

Ah… e se algum chato reclamar que seu cachorro late, sorria e  responda simplesmente: “late, justamente porque é cachorro, porque se fosse gato miava”.

Luisa Borges