Homem consegue transformar banco de areia em uma grande floresta

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Homem consegue transformar banco de areia em uma grande floresta
floresta

Jadav Payeng, morador de Assam, um estado do Nordeste da Índia, conseguiu transformar uma área de 550 hectares de banco de areia em uma densa floresta.

Ele levou mais de 30 anos mas o local hoje tem uma enorme variedade de árvores e abriga muitos animais selvagens, abutres, répteis e outras criaturas.

Payeng, desde 1979, tem dedicado todo o seu tempo a floresta, que é chamada de Molai Kathoni (floresta Molai).

A iniciativa da transformação surgiu após uma grande inundação em 1979, quando ele tinha 16 anos, que lavou as árvores e os habitats de muitas criaturas na localidade.

“As cobras morreram no calor, sem qualquer cobertura de árvores. Eu sentei e chorei sobre suas formas sem vida. Foi uma carnificina. Eu alertei o departamento florestal e perguntei se eles poderiam plantar árvores. Eles disseram que nada iria crescer lá. Então, vendo meu interesse, eles me pediram para tentar plantar bambu crescente. Foi doloroso, mas eu fiz isso. Não havia ninguém para me ajudar. Ninguém estava interessado”, relembrou Payeng, atualmente com 47 anos, ao portal do jornal Times of Índia.

Para cuidar da floresta ele começou a viver isoladamente no banco de areia.

Logo, havia uma variedade de flora e fauna, incluindo animais em extinção, como o rinoceronte de um chifre e tigre de Bengala Real.

“Depois de 12 anos, vimos urubus. As aves migratórias, também, começaram a afluir aqui. Cervos e gado atraíram predadores”, afirmou Payeng.

Como parte de tornar a terra fértil para outras árvores, Payeng dependia de muitos métodos rústicos como acrescentar formigas vermelhas e outras criaturas pequenas.

Em entrevista ao jornal Times of India, ele se comportou como um conservacionista qualificado, explicando que a natureza tinha uma próspera cadeia alimentar e por isso deve ser protegida pelos seres humanos.

Com informações do Envolverde.