10 sinais da paixão: saiba se ele (a) está a fim pelas reações do corpo

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para 10 sinais da paixão: saiba se ele (a) está a fim pelas reações do corpo
paquera
 Será que ele, ou ela, está a fim? A pergunta, que muitas vezes tira o sono dos apaixonados, ou de quem está paquerando, é fácil de responder: basta prestar atenção nas reações da pessoa pretendida.
Os sinais do interesse aparecem no jeito de falar, nos gestos, no corpo.
É o que mostram estudos do psicólogo Ailton Amélio, professor doutor da Universidade de São Paulo (USP).
Veja 10 sinais de que ele (ou ela) está a fim de você:
1 – Demonstrar cuidados com a aparência

As mulheres ajeitam o cabelo, a roupa, e até procuram verificar se a maquiagem está perfeita. Também costumam inclinar a cabeça como sinal de docilidade e falar com a voz mais aguda e feminina.

Já os homens alisam os cabelos com as mãos, abotoam e ajustam a roupa, estufam o peito e procuram falar com uma voz mais gentil e com tom protetor. Ambos ficam com as costas mais eretas, a barriga retraída, os olhos mais brilhantes e a pele levemente ruborizada.

2 – Sorrir com frequência

As pessoas sorriem bastante quando conversam com alguém por quem sentem atração amorosa. Existem alguns motivos para isso: sentimento de alegria e excitação, demonstrar uma atitude amistosa e disfarçar as emoções…“O sorriso típico de quem sente atração amorosa é aquele que se assemelha a uma gargalhada, com boca aberta em que aparecem os dentes das arcadas inferior e superior”, atesta o professor.

3 – Posicionar o corpo na direção da outra pessoa 


“Quanto mais uma pessoa vira o corpo em direção à outra, maior é o sinal de interesse amoroso manifestado”, afirma o professor.

4 – Inclinar o corpo e imitar a postura do outro

Inclinar o tronco na direção do outro, manter braços e pernas abertos são sinais de interesse. “Quando duas pessoas adotam posturas corporais semelhantes, isso significa que estão em um momento de grande afinidade, tentando se identificar”. Além disso, em uma conversa entre dois adultos, quando não se cruza braços e pernas, significa que os interlocutores não se sentem ameaçados.

5 – Tocar na outra pessoa 


Alguns contatos físicos podem ser considerados sinais de interesse. Abraçar constantemente, pegar na mão, tocar no rosto, ou no cabelo, entre outros, indicam a intenção de relacionar-se de forma mais íntima.

6 – Ficar muito perto durante uma conversa

“A distância máxima que demonstra intimidade entre duas pessoas é de 45 centímetros”, especifica Amélio. Mais perto que isso é sinal forte de interesse. Bloquear com o corpo ou com os braços as outras pessoas do ambiente também significa alto grau de interesse. É como se a pessoa dissesse: “Não olhe para os outros, eu quero você só para mim”.

7 – Olhar fixamente para a outra pessoa

“Só ter olhos para alguém significa colocar essa pessoa no centro da sua atenção, por isso, o olhar é uma pista fundamental para saber se o interesse é correspondido”. O olhar apresenta ainda um sinal quase imperceptível: a contração e dilatação das pupilas. “Quando encontramos alguém que nos atrai, a pupila tende a dilatar.

8 –  muita atenção na outra pessoa

Aumentar a duração dos olhares, parar outras atividades para se dedicar ao interlocutor, procurar estar sempre próximo e participar ativamente da conversa. Dar atenção é um dos principais sinais de interesse amoroso. Em uma situação envolvendo um grupo, se duas pessoas passam o tempo todo conversando exclusivamente entre si, significa que estão mutuamente interessadas uma na outra.

9 – Tomar a iniciativa de contato 


A abordagem pode ser feita de maneira direta, sem nenhuma desculpa para justificá-la, ou pode se basear em alguma circunstância do momento, como aproximar-se para ler o mesmo quadro de avisos ou fazer o mesmo pedido no balcão do bar.

10 – Prolongar o encontro 
A pessoa faz de tudo para prolongar o encontro. Procura estabelecer vínculos e pergunta sempre a opinião do outro, concordando com ela sem demora – além disso, sempre busca dar continuidade ao assunto.

Com informações do IG