Hospital permite visita de animais para ajudar na recuperação de crianças: CãoTerapia

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Hospital permite visita de animais para ajudar na recuperação de crianças: CãoTerapia
Foto: divulgação|caoterapia2
O Hospital Infantil Sabará lançou projeto inédito em hospital pediátrico em São Paulo: a visita de bichos de estimação às crianças internadas.

É a Cãoterapia – Terapia Assistida por Animais.

O programa permite que cães, devidamente treinados, passem um tempo junto com os pacientes no hospital.

Durante as visitas, além dos tradicionais afagos e brincadeiras, os cães estimulam a socialização das crianças, que dessa maneira se tornam mais receptivas ao ambiente hospitalar.

A Terapia Assistida por Animais já é usada em vários países, e vem comprovando que os bichos colaboram muito no tratamento de doenças e auxiliam na recuperação de pacientes.

“O animal é um amigo do homem, seja adulto ou criança, visto como um parceiro valioso, pois ele trabalha como co-terapeuta e, junto de profissionais ligados à saúde, são utilizados para incrementar o tratamento de seus pacientes”, explica Paulina Basch, coordenadora do projeto e Diretora Técnica do Hospital Infantil Sabará.

O programa é uma parceria entre o Hospital Sabará e a ONG Cão Cidadão.

Nove cães participam das visitas semanais, na forma de revezamento.

Higiene

Todos têm a documentação necessária e preenchem os requisitos de higiene e de saúde exigidos pelo protocolo aprovado mundialmente, ou seja, estão vacinados, vermifugados, realizam exames de fezes regularmente e têm atestado de saúde da veterinária do projeto.

Além disso, fazem parte a escovação dos dentes regular e banho no dia da visita.

“Para garantir o bem-estar dos pacientes e do próprio cão, ele recebe um treinamento especial, realizado pela equipe de profissionais da Cão Cidadão, durante o qual o animal aprende a se comportar de maneira sutil e terna, e a fazer alguns truques para divertir as pessoas que recebem a visita. Para fazer parte do projeto ele passa por uma triagem onde são realizados testes de comportamento e agressividade, e, detectadas as habilidades comportamentais para serem “cães terapeutas”, são selecionados para tal”, afirma Paulina.

Todas as crianças internadas nos quartos, desde que não apresentem nenhuma restrição médica, recebem a visita dos cães.

Ainda em fase inicial, a parceria entre o Hospital Sabará e a Cão Cidadão é vista como um programa importante.

Benefícios

A terapia ajuda a regular a pressão arterial, reduzir dores, dar ânimo as crianças,

estimula a memória do paciente, a comunicação, a diversão, reduz a solidão, a ansiedade, aumenta a segurança da criança, a alegria, o afeto e a memória de experiências positivas.

Com informações da Época