Homem que recebeu pênis transplantando será pai

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Homem que recebeu pênis transplantando será pai
Foto: Divulgação/Stellenbosch University

Lembra do homem que fez o primeiro transplante de pênis do mundo, em dezembro passado?  Releia aqui.

Ele vai ser pai. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo médico dele, o urologista Andre van der Merwe. “O órgão está funcionando”, disse ele.

Segundo o site sul-africano “News 24”, a informação foi divulgada pelo especialista em uma palestra proferida em Stellenbosch, sede da Universidade de Stellenbosch – onde a pesquisa foi conduzida em parceria com o Hospital Tygerberg, da Cidade do Cabo.

História

O paciente, de 21 anos, teve o pênis amputado após problema em um ritual de circuncisão, também chamada de operação da fimose.

O transplante, de nove horas de duração, foi parte de um estudo para ajudar homens que perdem seus pênis em rituais de circuncisão mal feitos todos os anos.

A cirurgia só foi divulgada em março, meses após sua realização, depois que os médicos verificaram que o paciente se recuperava bem. Ele teve recuperação total do órgão.

Doador

Achar um doador de órgão foi um dos maiores desafios para o estudo, disse a universidade em nota. O órgão usado na cirurgia inédita veio de um doador morto.

Ainda segundo a equipe de especialistas, outros nove pacientes receberiam transplantes penianos como parte da pesquisa. As datas desses procedimentos não foram divulgadas.

Outros casos

Os médicos acreditam que a técnica poderá ser ampliada para outros casos: de homens que perderam o pênis devido ao câncer, ou como última alternativa para problemas de disfunção erétil.

Com informações do G1