Ouvir heavy metal deixa as pessoas positivas

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Ouvir heavy metal deixa as pessoas positivas

Foto: Georges Gobet/AFP
Som pesado poderia sim ser um caminho para coisas ruins, mas é ao contrário.
Um estudo realizado pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Queensland, na Austrália, mostrou que ouvir músicas do estilo heavy metal deixa as pessoas mais ativas e felizes.


O estudo foi feito com 39 voluntários entre 18 e 34 anos, a maioria homens.
A pesquisa utilizou de métodos experimentais para analisar o estado de espírito dos voluntários, todos fãs de heavy metal, metal clássico, progressivo ou death metal.

O grupo foi submetido a uma indução da raiva, onde foram questionados sobre momentos de raiva intensa, ligados ao trabalho, relacionamentos ou dinheiro.

Depois, eles passaram a ouvir 10 minutos de heavy metal, ou 10 minutos de silêncio (no caso do grupo controle).
Os psicólogos mediram os batimentos cardíacos e aplicaram questionários para saber se as pessoas se sentiam mais negativas ou positivas. 

Resultados
Os resultados indicaram que o grupo sentiu maior hostilidade, irritabilidade e estresse durante o teste de indução de raiva, mas esses sentimentos caíram quando a música começava, ou nos momentos de silêncio (no caso do grupo controle).

Os pesquisadores concluíram que ao escutarem músicas que estão acostumados a ouvir, os voluntários ficaram mais tranquilos, ativos e inspirados.

O estudo pode ser lido na íntegra, em inglês, aqui.
As músicas escolhidas pelos participantes estão aqui.

Com informações do Uol