Prêmio Jovem Cientista tem 12 ganhadores

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Prêmio Jovem Cientista tem 12 ganhadores
jovens_cientistas

Foto:  Os vencedores em frente a Catedral de Brasília/Reprodução Fundação Roberto Marinho

Uma forma de reconhecer os talentos promissores do Brasil.
O Prêmio Jovem Cientista, do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, chega a 28ª edição com 12 ganhadores.
Este ano o tema foi segurança alimentar e nutricional.
Os projetos apresentaram diversas propostas criativas, desde a relação entre o consumo diário de castanhas-do-brasil para pacientes com comprometimento cognitivo leve, até o uso de resíduos de peixe como fertilizante na agricultura familiar.

Ao todo, foram 1920 projetos inscritos, 1305 deles de estudantes do ensino médio.
12 jovens venceram em cinco categorias. 

Na de mestre e doutor, as pesquisadoras Bárbara Rita Cardoso, Camila Maranha Paes de Carvalho e Fernanda Garcia dos Santos, da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), respectivamente, foram as grandes vencedoras.

No ensino superior, os três estudantes que mais se destacaram foram Deloan Edberto Mattos Perini, da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), Davi Benedito de Oliveira, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Kamila Ramponi Rodrigues de Godoi (UNICAMP).

Já na categoria do ensino médio, os premiados foram Joana Meneguzzo Pasquali, de São Marcos, no Rio Grande do Sul, Moises Lopes Rodrigues, de Tucuruí, no Pará, e Bruna Marchesan Maran, de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.

Também foram premiadas por mérito institucional, ou seja, por maior número de projetos inscritos, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, em Fortaleza, no Ceará.

Além disso, o prêmio de mérito científico foi para o pesquisador Franco Maria Lajolo, da Universidade de São Paulo (USP).