App brasileiro para reclamações ganha prêmio do BID

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para App brasileiro para reclamações ganha prêmio do BID
Foto: divulgação|Foto: divulgaçao

O app brasileiro Colab.re recebe hoje, dia 29, do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento – em Washington, o prêmio de inovação tecnológica com maior impacto em 2015.

A ferramenta – divulgada em janeiro no SóNotíciaBoa – foi criada para a população apontar problemas corriqueiros na sua cidade, propor novos projetos e avaliar serviços e instituições ligadas ao poder público.

Depois que o usuário entra no aplicativo e faz sua reclamação, tudo é repassado para as prefeituras, para  gerar um debate com o poder público.

 

Prefeituras que adotaram o Colab.re aprovam a ideia.

“O app faz termos uma relação mais proveitosa com os cidadãos”, conta Luiz Caminha, secretário de comunicação da Prefeitura de Pelotas.

“Alguns processos usados antes, como o de ouvidoria, são muito ultrapassados. Temos que mostrar que as prefeituras não são empilhadeiras de burocracia.”

Jonas Donizette, prefeito de Campinas, ressalta a necessidade de modernização. “Antes, as pessoas apenas reclamavam no Facebook. Agora elas conseguem interagir”, conta. “Aposto no futuro do Colab.”

Para Gustavo Maia, cofundador do Colab.re, o prêmio do BID era o que faltava para que a plataforma desse um passo maior.

“Depois de chegarmos em 80 cidades brasileiras, este é o momento de expandirmos o Colab para outros países”, conta.

“Com isso, iremos buscar soluções lá fora para problemas no Brasil.”

Com informações do Estadão