10 alimentos ótimos para controlar a diabetes

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 10 alimentos ótimos para controlar a diabetes
Foto: IBB

Muita gente acha que reduz os níveis de diabetes apenas deixando de comer massas e açúcar.

Mas existem alimentos que ajudam a baixar as taxas de glicose no sangue. (veja abaixo)

Vamos dizer quais são, mas reforçamos: ninguém deve abandonar as orientações médicas, nem a insulina.

“É importante ter uma dieta equilibrada, rica em fibras e ficar sempre atento à quantidade de carboidratos dos alimentos para que não ultrapasse a recomendação diária”, orienta a nutricionista Nicole Trevisan, do ADJ Diabetes Brasil.

10 mais 

  1. Abacate: é rico em gorduras monoinsaturadas e também possui poli-insaturadas, ambas gorduras boas para a saúde. “O abacate, assim como as outras gorduras monoinsaturadas como azeite, nozes, castanhas, auxiliam na resistência à insulina e na prevenção de doenças cardiovasculares, o contrário das gorduras saturadas”, explica a nutricionista Nicole Trevisan, do ADJ Diabetes Brasil.
  2. Aveia: é importante para quem tem diabetes tipo 2, porque é rica em fibras solúveis. “Este nutriente ajuda a diminuir a velocidade da absorção da glicose, o que irá evitar os picos de glicose. Além disso, ele também controla a absorção do colesterol”, explica o nutrólogo Roberto Navarro.
  3. Peixes de águas frias e profundas: o salmão, a sardinha, o atum, a cavalinha e outros, são benéficos para a saúde por serem ricos em ômega 3. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Valência, na Espanha, descobriu que o consumo de peixe está associado à menor incidência de diabetes tipo 2 e a diminuição da concentração de glicose, enquanto o consumo de carne vermelha está relacionado à obesidade.
  4. Iogurte sem gorduras: com baixo teor de gorduras são boas alternativas para quem tem diabetes. Isto porque ele terá redução de gorduras saturadas, que em excesso favorecem problemas cardiovasculares, que são especialmente preocupantes para os portadores de diabetes. “Este alimento também é rico em cálcio. Estudos apontam que uma dieta pobre neste nutriente aumenta o acumulo de gorduras”.
  5. Amêndoas: ela são ricas em gorduras boas, monoinsaturadas e poli-insaturadas. Além disso, esta oleaginosa possui boas quantidades de magnésio. “Caso o diabético tenha crises de glicose muito elevada, ela será excretado na urina e junto sairão alguns nutrientes como o magnésio.
  6. Leguminosas: o feijão, a lentilha, o grão de bico e a ervilha são boas alternativas porque são ricas em fibras, que irão ajudar a diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida. Além de serem fontes de proteínas. Procure ingerir até duas porções de leguminosas por dia.
  7. Farinhas funcionais: as de amora, berinjela, banana verde e coco, são benéficas ajudam a prevenir a doença. Elas são ricas em fibras solúveis, que irão evitar os picos glicêmicos e consequentemente da produção de insulina. Quanto mais picos glicêmicos e de insulina os diabéticos tiverem, maior será a piora do quadro. “A farinha de banana verde ainda estimula o crescimento de bactérias benéficas na flora intestina”, ressalta Navarro.
  8. (8 e 9) Chia e a linhaça: elas possuem fibras solúveis que estão relacionadas com a prevenção e também são boas para quem tem diabetes. Como todos os alimentos ricos em fibras, elas vão evitar que ocorram os picos de glicose e da produção de insulina. Além disso, elas possuem ômega 3 e ácido graxo.
  9. (10) Batata yacon: Uma pesquisa realizada pela Universidade de Franca (UNIFRAN), em São Paulo, afirma que o consumo diário de batata yacon pode ajudar no controle da glicemia em portadores de diabetes tipo 2. O alimento é rico em um carboidrato chamado frutooligossacárico que age de forma semelhante as fibras no nosso organismo.

Com informações do MinhaVida