Paris endurece lei contra sujeira e bitucas nas ruas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Paris endurece lei contra sujeira e bitucas nas ruas
Foto: AP

A prefeitura de Paris começou a aplicar esta semana uma multa de 68 euros (cerca de R$ 300) a quem jogar pontas de cigarro, ou qualquer outro detrito nas calçadas.

A medida pretende conscientizar moradores e turistas a combater a sujeira nas calçadas.

A limpeza das ruas foi um dos principais temas da campanha nas eleições municipais do ano passado.

Paris, uma das cidades mais visitadas do mundo, vem sofrendo críticas nessa área por parte de turistas e também de seus próprios moradores.

Uma pesquisa feita pelo site de viagens Trip Advisor classificou Paris no 24° lugar em relação à limpeza entre 40 cidades. A mais bem colocada foi Tóquio e a última colocada foi Mumbai, na Índia.

No ano passado, a imprensa internacional destacou fotos do jardim do Louvre infestado de ratos, atraídos pelos restos de comida deixados por visitantes que costumam fazer piquenique no local durante o verão.

A multa

A multa instituída na última quinta-feira em Paris será aplicada contra qualquer ato de incivilidade, inclusive contra quem urinar na rua, mas tem como alvo principal os fumantes que jogam bitucas de cigarro pelas calçadas.

Segundo a prefeitura da capital, 350 toneladas de pontas de cigarro são recolhidas anualmente das ruas pelos quase 5 mil garis que limpam os 2,9 mil quilômetros de calçadas em Paris.

Nas últimas semanas, fotos de montanhas de bitucas de cigarro foram colocadas nos caminhões de lixo da cidade para alertar sobre o problema.

A Prefeitura informa ter instalado 30 mil novas lixeiras na rua nos últimos meses, dotadas de um espaço para apagar o cigarro, o que representa um cesto de lixo desse tipo a cada cem metros.

Basta passar no horário de fechamento em frente a um bar com mesas na rua ou onde as pessoas costumam beber e fumar em pé na calçada para ver a enorme quantidade de cigarros pelo chão.

Com informações da BBC