Como fugir da alta do dólar. Veja antes de viajar

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Como fugir da alta do dólar. Veja antes de viajar

Por Thiago Inter, do PróximoEmbarque

Em tempos de dólar nas nuvens, o turista que marcou viagem para fora do Brasil se vê em situação difícil. O que fazer?

Preparamos uma série de dicas para tentar amenizar a situação e dar dicas para você aproveitar roteiros que fujam da crise cambial.

– Divida o risco

Já comprei minha passagem e estou viajando para o Estados Unidos. E agora?

A dica é comprar Dólares em lotes. Assim, você vai amenizar os gastos, caso aumente e você perca o preço baixo.

O contrário também pode acontecer, mas analisando o momento atual você diria que o dólar pode baixar rápido? Em momentos assim, vivenciados pelo Brasil, o certo é adiantar a compra. A perda pode ser menor que comprar de uma vez, ou esperar demais.

– Evite o cartão de crédito

Lembre-se que a fatura do seu cartão tem uma data para ser fechada e eles utilizam a cotação do Dólar no dia do fechamento. Sendo assim, você corre o risco de pagar mais caro por uma compra, ou várias.

– Produtos mais caros

Analise o que vale a pena comprar. Com a alta atual, muitos aparelhos eletrônicos e roupas ficam mais acessíveis para comprar no Brasil.

– Amigos voltam com dólar

Veja se seus amigos estão voltando de viagem com Dólares. Você pode aproveitar a “camaradagem” deles para vendê-los para você por um preço mais acessível. Pode ser que concordem em negociar pelo preço  época em que compraram.

– Gaste o necessário

Mude seus hábitos de consumo para aproveitar melhor a viagem. Evite gastos fúteis, inclua restaurantes mais baratos e hospedagens mais acessíveis. Os supermercados podem ser uma opção mais barata para viajantes econômicos.

– Pague hotéis no brasil, com moeda brasileira

Reservar hotel no Brasil e pagar em dólar pode ser arriscado. Opte por pesquisar e pagar as diárias em sites brasileiros com a moeda brasileira.

– Troque dinheiro no destino

Muitas casas de câmbio lá fora podem ter taxas mais interessantes que as brasileiras. Lá eles não cobram, por exemplo, o IOF. Então, reserve alguns Reais para levar na sua viagem.

– Aproveite as promoções 

Como a alta da moeda norte-americana está atrapalhando as viagens dos brasileiros aos Estados Unidos, as empresas aéreas estão fazendo chover promoções. Algumas conseguem amenizar este aumento com valores realmente interessantes. Fique de olho e aproveite.

– Consulte a compra de moeda no seu banco

Veja no banco em que você é cliente quais as vantagens de comprar o Dólar. Muitos oferecem troca de moeda sem cobrar taxas, pelo simples fato de você ser correntista, por exemplo.

Com informações do PróximoEmbarque