James Dean: filme e livro saem 60 anos depois

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para James Dean: filme e livro saem 60 anos depois
Fotos: Dennis Stock/Magnum|Foto: Dennis Stock/Magnum||Foto: Dennis Stock/Magnum

James Dean está de volta 60 anos após sua morte trágica em um acidente com seu Porsche Spyder 550, no dia 30 de setembro de 1955.

Vem aí um filme sobre a vida do ator, chamado Life, em que Robert Pattinson – de Crepúsculo – encarna o fotógrafo Dennis Stock, o mesmo que lançou esta semana nos EUA e Grã-Bretanha um novo livro com fotos de Dean. (veja abaixo)

A publicação reúne as fotos de Stock pela primeira vez desde que foram publicadas na Life.

Editado pela Thames & Hudson, o livro Dennis Stock: James Dean permite vislumbrar o jovem ator em momentos de intimidade e em poses experimentais que tentam captar o astro incipiente que ele era.

Na introdução, o colunista de cinema Joe Hyams afirma: “Nenhum fotógrafo da época havia revisitado a infância de um ator porque poucos atores estavam dispostos a expor suas raízes e a admitir que as sementes de seu talento vieram de um terreno bastante comum”.

Foto: Dennis Stock/Magnum

História

A mãe de Dean morreu quando ele tinha 9 anos, e seu pai o mandou para ser criado pelos tios em Indiana. Stock registrou a volta do ator à fazenda onde cresceu, escrevendo na legenda que “é possível que Jimmy nunca tenha superado a morte da mãe”.

Quando o fotógrafo Dennis Stock, da prestigiada agência Magnum, viu James Dean pela primeira vez, na pré-estreia de Vidas Amargas, em 1955, “soube que estava testemunhando o nascimento de uma estrela e sentiu o apelo do ator era iminente”.

Naquele mesmo ano, Stock acabou tendo a oportunidade de fotografar Dean, em um ensaio para a revista Life que parece transpirar a mesma sensação de iminência. O ator morreria meses depois, aos 24 anos.

Nos primeiros meses de 1955, Stock clicou Dean caminhando sob a chuva em plena Times Square, em Nova York, e deitado em um gélido celeiro em Indiana; alongando-se em uma aula de dança com a atriz Eartha Kitt e tocando bongô em um baile dos namorados em sua antiga escola.

Foto: Dennis Stock/Magnum

Nas imagens, Dean parece ora inseguro e imerso em seus pensamentos, ora malandro e malicioso. Tudo isso aconteceu antes de ele ficar famoso.

Quando morreu, apenas um de seus filmes havia sido lançado. Foi esse ensaio que ajudou a criar o James Dean que nos conquistou como ícone.

Outras imagens revelam o humor de Dean, enquanto ele sorri ao se sentar de pernas cruzadas em um campo cheio de vacas.

“Naquele momento, ele oscilava entre dois mundos – o mundo de suas origens em Fairmount e o início do estrelato”, escreveu Stock.

Na visita à sua terra natal, Dean conversou com seus avós sobre sua infância. “Descobri que Jimmy fazia peças de teatro com a mãe. Eles até construíram um palco e inventavam suas histórias, representadas por bonecos”, lembrou o fotógrafo na reportagem da Life.

“Com a viagem, Jimmy percebeu que sua ascensão meteórica para a fama já tinha começado… e o tinha cortado para sempre de suas origens no Meio-Oeste americano. Ele entendeu que jamais poderia voltar para casa”, conta.

Foto: Dennis Stock/Magnum

Com informações da BBC