Engraxate pagou faculdade lustrando sapatos: é advogado

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Engraxate pagou faculdade lustrando sapatos: é advogado
Foto: Adriano Zago/ G1

Um guerreiro! Um orgulho de brasileiro!

O engraxate Joaquim Pereira, de 26 anos, pagou a faculdade de direito limpando e lustrando sapatos de juízes em Goiânia.

Entre os principais clientes estavam advogados, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).

Depois de tentar seis vezes, Joaquim passou na prova da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, mas disse que vai continuar como engraxate até dezembro, quando vai aposentar a caixa de engraxar e se dedicar exclusivamente a advocacia.

História

Joaquim sempre teve o sonho de fazer faculdade. “Meu pai e minha mãe, embora não tenham curso superior, sempre me incentivaram a estudar, ter sonho. Se você tiver sonho, um ideal, um objetivo, você pode conseguir qualquer coisa”, disse o engraxate.

Nascido em Monte Alegre de Goiás, o jovem se mudou para Goiânia em 2006 em busca de uma vida melhor.

O baixo salário que conseguiu na cidade o levou a arriscar a vida lustrando sapatos.

Com sua simpatia e abordagem especial, o rapaz conquistou uma clientela fixa. De R$ 20 por dia, no início, ele passou a faturar até R$ 100 diariamente.

Depois de um ano atendendo na Praça Cívica, onde está o Centro Administrativo do Governo de Goiás, Joaquim decidiu que entraria para uma faculdade de direito.

“Vendo o dia a dia dos advogados e conversando com eles, concluí que queria ser um deles”, afirma.

O jovem comenta que não foi uma decisão fácil, pois teve medo de ser rejeitado. “Tive medo da reação dos meus amigos e dos colegas”, diz.

”Falavam que eu não daria conta de terminar, que era muito difícil e caro”, conta.

Mas ele persistiu: passou no vestibular e começou, em 2008, o curso de direito em uma instituição de ensino particular.

“Se a gente quiser ter sucesso na vida, tem que se submeter ao risco”, ressalta.

Honra

“Daqui uns dias, eu irei dizer com muita honra que fui engraxate e que através da caixa de engraxar eu consegui me tornar um advogado. Isso é motivo de orgulho. Em janeiro já quero ingressar na nova carreira. Daqui até lá, acredito que vão surgir várias oportunidades”, conta.

Este mês Joaquim foi homenageado por um escritório de advocacia em que ele tinha vários clientes e recebeu uma placa elogiando sua determinação.

“Mais que uma bela história de vida, de lutas e de vitórias, é através do seu exemplo de amor ao trabalho e imensa capacidade de superação que o qualifica não só como advogado, mas a um guerreiro que nos orgulha e nos enche de esperança”, disse o presente.

Com informações do G1