Campanha médica pede folga para trabalhadoras com TPM

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Campanha médica pede folga para trabalhadoras com TPM
Foto: Veja

Essa as mulheres vão adorar!

O ginecologista inglês Gedis Grudzinskas está realizando uma campanha que defende a licença menstrual, ou seja, dias de folga no trabalho, no mundo inteiro.

Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, o Dr.Grudzinskas disse que depois de estudar muito o corpo feminino e o período menstrual, ele acha que a mulher iria render mais no trabalho se pudesse tirar folgas quando está “naqueles dias”.

A proposta

O processo funcionaria assim: todo mês, a mulher teria direito a uma licença similar à licença maternidade no período em que estiver menstruada. Nessa proposta, os dias de folga seriam remunerados.

De acordo com Grudzinskas, “quando você está com cólicas, é impossível ter o mesmo desempenho no trabalho de um dia em que você não esteja sentindo dores”.

Ele completa afirmando que a licença menstrual é “sobre empregadores serem sensíveis e conscientes”.

Segundo o médico, a iniciativa também seria benéfica para os empregadores, já que isso “aumentaria a motivação e a produtividade das mulheres” e faria com que ficassem “mais felizes e confortáveis com o ambiente de trabalho, o que é algo positivo”.

A ideia

Para quem acha que isso é impensável, a licença já existe efetivamente em alguns lugares, caso da Indonésia, onde as mulheres têm dois dias por mês de licença remunerada, e no Japão, onde as funcionárias também podem ficar em casa nesses dias incômodos.

Para os que acham que isso se trata de uma “regalia feminina”, o especialista garante: “As mulheres não devem se envergonhar da licença”.

Ele afirma que se “os homens sentissem metade da dor que algumas meninas sentem durante o período menstrual, também gostariam de ter um dia de folga.

Com informações da Veja