Estudantes criam “couro” feito de frutas desperdiçadas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Estudantes criam “couro” feito de frutas desperdiçadas
Fotos: reprodução/ Fruitleather||

Estudantes da Holanda criaram o couro feito de frutas, que no futuro poderá substituir o couro retirado de animais.

A ideia do grupo de designers – formado por Hugo de Boon, Aron Hotting, Koen Meerkerk, Maaike Schoonen, Bart Schram e Miloy Snoijers – também pretende diminuir o desperdício de alimentos.

Os alunos do quarto ano da Willem de Kooning Academie, em Rotterdam, se inspiraram em uma técnica normalmente utilizada na gastronomia para desenvolver o novo material que pretende ser uma alternativa sustentável ao couro animal.

O material, denominado Fruitleather (ou ‘couro de frutas’, numa tradução livre), é confeccionado em três etapas: amassar, cozinhar e desidratar os alimentos.

Por enquanto, os estudantes já conseguiram produzir uma sacola feita a partir de nectarinas, um abajur de pêssegos e utilizaram 14 mangas para a confecção de uma bolsa.

couro-frutas-close-3

Produção

A expectativa dos designers é continuar com o projeto e buscar investidores para melhorar a durabilidade e a  qualidade do produto, para produzi-lo em larga escala.

Os estudantes relatam que uma empresa alemã produtora de bancos de couro e peças para automóveis da BMW e da Porsche já demonstrou interesse em investir no material alternativo.

“O que nós queremos atingir com esse projeto é chamar atenção para o problema que é o desperdício de alimentos e mostrar que existe uma solução. Nós queremos trabalhar junto com empresas e organizações para tornar o material melhor e criar uma grande variedade de produtos”, afirmaram os idealizadores do Fruitleather.

No site do projeto estão mais fotos e informações sobre a criação e na página do Facebook é possível acompanhar os rumos dessa ideia.

Com informações do Pop