Ciclovia solar da Holanda aproveita energia em cidade

A primeira ciclovia solar do mundo já está funcionando.
Ela foi inaugurada no mês passado na cidade de Krommdnie, a noroeste de Amsterdã, na Holanda.
A SolaRoad, como é chamada, beneficia as populações e sistemas públicos municipais de seu entorno.
O primeiro trajeto desta ciclovia, construída com painéis de concreto com células fotovoltaicas cobertas com vidro temperado, tem 70 metros de extensão.
Ao receberam a incidência da luz solar, os painéis iniciam a geração de energia que é direcionada aos mais variados usos no entorno.
Há outras iniciativas anteriores que seguem a mesma ideia, mas se diferenciam pelos materiais utilizados.
Uma delas e a Starpath, em Cambridge: implantada em meio ao parque Christ’s Pieces, seu principal atributo se deve ao fato de ser feita com uma pintura que armazena os raios ultravioletas durante o dia para emiti-los à noite.
Outra versão é a SolarRoadways, uma proposta pensada para cidades que sofrem com as nevascas. Neste caso a ciclovia transforma a energia solar em calor para derreter a neve e liberar o caminho para os ciclistas.
Custo alto
Conforme mencionado em um artigo do CityLab, esta nova ciclovia holandesa possui dois inconvenientes. O primeiro é seu alto custo de implementação, já que, quando estiver pronta em 2016 com seus 100 metros de comprimento, ela terá gasto US$3,7 milhões.
O segundo é a orientação das células fotovoltaicas, que, por não poderem se voltar para melhor receber os raios solares, apresentam baixa eficiência.
Todavia, o fato da primeira etapa desta ciclovia, com apenas 70 metros, gerar energia para três casas, o sistema públicos de iluminação, o monitoramento de tráfego e os carros elétricos, supera, de longe, qualquer desvantagem.
Com informações do CityLab e ArchDaily

Filhotes de boto-cinza nascem na Baia de Guanabara e renovam esperança: “são lindos”
Bilionário compra fazenda por US$ 10 milhões para salvar animais ameaçados e a floresta
Alok usa tecnologia de drones dos shows para reflorestar a Mata Atlântica; vídeo
Araras raras nascem em São Paulo com ajuda da mão humana; preservação
Desmatamento no Brasil cai 42% e país puxa queda global
Após 200 anos, nascem primeiros filhotes da arara-vermelha-grande na Mata Atlântica
Pesquisa revela os artistas e desportistas que dão mais orgulho ao povo brasileiro
Novo tratamento contra câncer no sangue é aprovado na Europa e pode ser feito em casa
Primeiro atleta com Down conclui outro Ironman e inspira o mundo; vídeo
Menino de 12 anos ensina como faz terços para levar esperança a crianças internadas; vídeo