Cientistas preparam a linguiça que previne o câncer

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cientistas preparam a linguiça que previne o câncer
Foto:Alex Raths/ Thinkstock

A ciência dá sua resposta ao recente anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ligou o consumo exagerado de carnes processadas ao câncer.

Um time de pesquisadores europeus está desenvolvendo linguiças e empadas que podem reverter essa história toda. Se der certo, elas podem prevenir o câncer.

Eles estão usando antioxidantes naturais, provenientes de frutas e plantas, nos ingredientes da linguiça. Em teoria, isso dificultaria a formação de câncer de cólon.

“Linguiças preparadas com antioxidantes poderiam reduzir os riscos de quem, apesar de todos os conselhos, continua não ingerindo um número suficiente de antioxidantes”, afirma em comunicado Eva Tornberg, uma das responsáveis pelo projeto e doutora da Universidade de Lund, na Suécia.

A Suécia é tem o câncer de cólon como um dos tipos mais comuns no país, com cerca de 5 mil novos pacientes anuais.

A pesquisadora acredita que não se deve condenar as carnes como alimentos exclusivamente maléficos à saúde.

“Carne é uma comida nutritiva e não-alérgica, com altos níveis de proteína, minerais necessários e vitamina B. Fazer um comunicado sério como esse [da OMS] sobre um alimento tão básico, talvez faça pessoas não se atentarem a avisos”, afirma.

O processo está em seus estágios iniciais.

As carnes com antioxidantes ainda estão sendo desenvolvidas e, antes de chegar às prateleiras dos mercados, elas ainda serão testadas para ver se realmente diminuem as chances de desenvolver a doença.

Com informações da Revista Superinteressante