Logo Portal Só Notícia Boa
Publicidade

Vacina contra HIV apresenta primeiros resultados positivos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Vacina contra HIV apresenta primeiros resultados positivos
Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP

Uma empresa norueguesa, que trabalha em uma vacina contra o HIV, anunciou os primeiros resultados animadores.

O tratamento que pretende desalojar e, posteriormente, eliminar o vírus do corpo dos soropositivos teve sucesso em mais de 80 por cento das pessoas submetidas aos testes.

“É uma grande vitória para encontrar uma cura funcional para o HIV”, explicou nesta terça-feira à AFP o porta-voz da Bionor, Jørgen Fischer Ravn.

O experimento realizado pela Bionor na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, em 20 pacientes soropositivos permitiu desalojar o vírus inativo, da chamada reserva viral, graças ao medicamento romidepsin, um anti-cancerígeno, e depois eliminá-lo parcialmente.

Cada paciente havia sido vacinado previamente com Vacc-4x, desenvolvida pela Bionor.

Após ativar o vírus, o que normalmente faria com o HIV aparecesse no sangue, a Vacc-4x eliminou células que produzem o vírus, levando-as a “um nível indetectável, ou muito baixo no sangue, em 15 dos 17 pacientes” que participaram do estudo até o final, informou Fischer Ravn.

Isso significa que houve sucesso em mais de 80 por cento dos pesquisados.

A estratégia de “ativar” o vírus inativo, expulsá-lo e eliminá-lo, conhecida em inglês como “kick and kill”, parece promissora, contudo, os experimentos realizados pela Bionor ainda não foram validados, nem publicados por uma revista científica.

Atualmente, os tratamentos antirretrovirais permitem controlar o vírus nos pacientes soropositivos, mas não se desfazer dele definitivamente.

O HIV permanece alojado no corpo das pessoas submetidas a tratamentos, de forma latente, porém volta a aparecer no momento em que é interrompida a medicação.

Esta reserva viral é um dos maiores obstáculos para a fazer de um tratamento que permita garantir uma cura completa.

Com mais de 34 milhões de mortos até agora, o HIV, vírus responsável pela Aids, continua sendo um grande problema de saúde pública, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No final de 2014, 36,9 milhões de pessoas no mundo viviam com o HIV.

Com informações da AFP