Substituições simples tornam café da manhã saudável

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Substituições simples tornam café da manhã saudável
Foto: Vida de Cozinheiro|

Por Mariana Bomtempo, do Vida de Cozinheiro, para o SóNotíciaBoa

Como o ano oficialmente começa agora (rsrs), bora aproveitar para iniciar as mudanças de 2016?

Durante todo o mês, aqui no SóNotíciaBoa e no Vida de Cozinheiro, você confere dicas de substituições simples de alimentos, mas que fazem toda a diferença!

E a gente começa pelo começo: trocando alguns ingredientes do seu café da manhã!

Troque margarina por manteiga

A briga é antiga. Durante muito tempo acreditou-se ser a manteiga a grande vilã na mesa do café. Os ataques ao produto eram por conta da quantidade (pequena) de gordura saturada contida no alimento.

Gordura que, em excesso, é responsável pelo aumento do colesterol ruim (LDL), mas que também está presente no leite, no queijo amarelo e na carne vermelha e que, ingerida com moderação, não vai trazer problemas à sua saúde.

Muito pelo contrário, a manteiga possui vitamina A, D e proteína. Mesmo porque, manteiga nada mais é do que a nata do leite batida até se transformar numa emulsão cremosa.

Ainda sim, por conta do lobby da indústria alimentícia, muito marketing se fez em torno da margarina, com propagandas mirabolantes para te fazer acreditar que “aquilo” era bom para o coração…

O que te fazem acreditar

O que os publicitários não te contam é que a margarina é um composto químico, fabricado a partir da hidrogenação do óleo vegetal, o que gera a famigerada “gordura trans”. Essa sim é prejudicial ao organismo! Ela faz um “estrago” muito maior nos vasos sanguíneos e eleva os riscos de infarto e AVC.

Mas para vender, infelizmente, vale de tudo, não é mesmo? Bem, quando os produtores de margarina começaram a se sentir acuados pela divulgação dos malefícios da gordura trans, eles resolveram eliminar o composto do produto.

Realmente, se você pegar o rótulo da Becel, uma das principais margarinas vendidas no país, vai ver escrito no rótulo (em letras garrafais – porque sim, isso eles colocam pra você enxergar): “não contém gordura trans”.

O que, novamente, ninguém contou, foi como essa gordura, que é o subproduto da hidrogenação do óleo, foi eliminada do processo.

Segundo especialistas nada foi bem explicado ainda… Sem falar que margarina, se consumida em excesso, também contribui pra o aumento do colesterol ruim (LDL).

Bem minha dica é: se você ainda consome o produto, cuidado! Na minha casa a gente só compra manteiga e só confio em duas marcas: Itambé e Aviação (não é propaganda não, ok? Só divulgo porque considero estes produtos de extrema qualidade).

E o ideal é comer, no máximo, 8 gramas da gordura por dia – de preferência sem sal – o equivalente a uma pontinha de faca passada numa fatia de pão.

Troque pão de forma branco pelo integralcafedamanha2

Integral, sem dúvida! Mas não aquele comprado no supermercado porque de integral não tem nada… Rsrs… Sério! Você já leu o rótulo? Outro dia li e parei de comprá-lo.

O que está escrito no rótulo do pão integral da Wickbold, uma das marcas mais comercializadas no Brasil é: “farinha de trigo integral (51%), farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, glúten, fibra de trigo, açúcar, fermento biológico, óleo de soja, sal e conservador proplonatode cálcio. Contém glúten”.

A explicação se dá pelo fato da farinha integral absorver líquidos com bastante facilidade, deixando o produto final extremamente duro, tornando, portanto, inviável a produção de um pão 100% integral. ]

Assim, a legislação brasileira permite que os pães integrais possuam até 3/4 de farinha branca e a maioria das empresas do ramo, os produzem desta forma.

Já o pão verdadeiramente integral (predominantemente feito com a farinha integral) contém um teor de vitaminais e minerais mais elevado que o branco, uma vez que estes nutrientes se encontram no farelo e no gérmen do trigo, partes que são retiradas durante o beneficiamento da farinha.

E é por isso que eu faço o meu pão na máquina. A receita você confere clicando aqui.

Mas claro, os dois tipos possuem carboidrato (amido), “combustível” essencial à nossa dieta. Os dois apresentam, ainda, vitamina B1 (importante para a nutrição celular), vitamina B2 (fundamental para o crescimento e metabolismo), vitamina E (que previne o envelhecimento), cálcio, potássio, fósforo e ferro.

Com informações do Vida de Cozinheiro