Pai pode tirar até 3 meses de licença-paternidade: onde?

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pai pode tirar até 3 meses de licença-paternidade: onde?
Foto: Johan Bavman|

Enquanto no Brasil a licença paternidade é de apenas 5 dias, na Suécia o país está incentivando o pais a ficarem pelo menos 90 dias em casa cuidando dos filhos.

Sim, a partir de 1º de janeiro deste ano a cota compulsória para homens foi aumentada para 3 meses.

Mas isso não é de hoje. Nos anos 1970 a Suécia começou a incentivar pais a tirarem tempo para ficar com recém-nascidos.

A ideia era que casais recebessem seis meses de licença por criança, divididos igualmente entre pai e mãe.

Homens, porém, tinham a opção de transferir dias para as mulheres – algo que a maioria fez.

Nos anos 90 quase 90% dos dias de licença ainda eram usados por mulheres.

Em 1995, o governo criou o que se pode chamar de uma “cota para papais”, alocando 30 dias compulsórios e que seriam perdidos caso não fossem usados. Sete anos mais tarde, o período foi estendido para 60 dias.

Em 2014 homens já eram responsáveis por 25% dos dias disponíveis para casais.

Atualmente, casais recebem, por lei, 480 dias de licença a partir do nascimento da criança. Nos primeiros 390 dias, quem optar por ficar em casa recebe 80% do salário, pagos pelo Estado.

Os 90 dias restantes são tirados com pagamento menor.

Foto: Andrea Rangecroft

Foto: Andrea Rangecroft

Experiências

Pelo Facebook, pais formam grupos para conhecer e encontrar outros também de licença. Enquanto as crianças brincam, eles aproveitam para conversar e trocar experiências, da mesma que forma que suas mães um dia fizeram.

A Suécia tem um dos menores índices de desigualdade de gênero do mundo, segundo uma classificação do Fórum Econômico Mundial.

O país está na quarta posição entre os cinco melhores países – o Brasil aparece apenas em 85º lugar na lista de 145 nações.

Niklas Logfren, porta-voz do equivalente sueco ao Instituto de Previdência Social, diz que uma distribuição igualitária do tempo passado com os filhos nos primeiros dias de vida tem benefícios a longo prazo.

As autoridades suecas acreditam que, se o ritmo de impacto das reformas implementadas desde 1974 for mantido, homens e mulheres vão tirar dias iguais de licença em 2035.

Com informações da BBC