Tempero da vida: uma aula de amor, aromas e sensibilidade

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Tempero da vida: uma aula de amor, aromas e sensibilidade
Comida "colorida" e corpo ainda mais saudável! Foto: dollarphotoclub.com|Filme O Tempero da Vida||Cheiro que faz bem pra alma...

Por Mari Bomtempo, do Vida de Cozinheiro para o SoNotíciaBoa.

Ontem assisti, pela décima vez, ao filme “O Tempero da Vida”. O longa, do cineasta turco Tassos Boulmetis, há tempos faz parte da minha coleção de filmes gastronômicos e, vira e mexe, eu o vejo novamente.

Resumindo, o filme retrata as lembranças do bem sucedido professor de astrofísica da Universidade de Atenas, Fanis Iakovidis (Markos Osse). Aos 45 anos, o grego, que teve uma infância feliz em Istambul marcada pelos ensinamentos do seu avô, agora vive na Grécia.

Longe de suas raízes, a notícia da doença do patriarca da família obriga Fanis a retornar à capital da Turquia. E o roteiro se desenvolve como um grande flashback, no qual o renomado professor relembra a sua infância e adolescência.

A história é de amor, já que uma peça importante do passado de Fanis (que continuou vivendo em Istambul) é Saime (Gözde Akyildiz), sua grande paixão platônica. “O Tempero da Vida” quase chega a ser lúdico, mas o pano de fundo da trama é consistente e instigante.

Pra falar a verdade, quando foi lançado, lá em 2003, a produção greco-turca chamou a minha atenção pela frase em seu cartaz de divulgação. “Canela, doce e ardente como toda mulher; Pimenta, picante e ardida como o sol; Sal, utilizado para dar mais sabor à vida”.

Filme O Tempero da Vida

Filme O Tempero da Vida

Como resistir a esse chamariz? De cara me interessei pela história do garoto sonhador e suas memórias gastronômicas, lembranças de quando o seu avô, o turco Vasilis (Tassos Bandis), que era dono de uma loja de especiarias, o ensinava sobre astronomia, amor e relações humanas a partir da magia dos temperos.

De fato, o filme não é uma simples história de amor. O que se apresenta ao espectador é muito mais que isso. A estreita ligação entre lembranças, cheiros e sabores são o verdadeiro enredo.

Uma trama que tem como cenário um recorte de tempo e espaço importante na história mundial, já que o protagonista, enquanto criança, por conta do conflito político entre Turquia e Grécia no início dos anos 1960, é deportado de Istambul, juntamente com outros 30 mil turcos de origem grega.

Gastronomia

E é aí que a gastronomia entra na história… Expulsas da Turquia e tratadas como estrangeiras em seu país de origem, as famílias deportadas se esforçam para manter suas tradições turcas, especialmente na culinária e, em vez de apontar as diferenças, através da cozinha, o filme mostra as semelhanças das duas culturas.

Mas o talento nato para a culinária, impulsionado pela saudade do avô, é maior que o desejo dos pais. Fanis cresce tentando manter a sua identidade cultural mista e se tornar um chef. Muito bonito de se ver!

Sem falar que o trabalho de fotografia de Takis Zervoulakos realça ainda mais a beleza exótica da culinária grega.

Uma lição de vida, principalmente para um cozinheiro. Porque sim, os alimentos tem o poder de despertar muito mais do que o paladar e, por isso, precisam ser manipulados com respeito.

E como o foco principal do longa são os temperos, destaco, novamente, a frase citada no início da postagem: o sal é determinante não apenas às comidas, mas também à vida.

Com esta ideia em mente, saio do filme para dar início aos meus pensamentos. Afinal, este é o grande barato de se ver algo interessante: pensar sobre…

E refletir, pra mim, nunca é demais… Terminei analisando minha vida de cozinheira… Fiquei feliz em ver que ando fazendo o certo em minha casa. Cozinho com amor, respeito e responsabilidade. Não esqueço o tempero da vida mas não faço do sal o meu único aliado.

tempero2

Porque tempero, caro cozinheiro, não é só sal e alho. E eu não entendo porque, até hoje, muita gente tem esse conceito. Usar o tempero certo pode deixar sua comida mais saborosa, seu dia mais divertido e seu corpo ainda mais saudável!

É sério! Não é exagero não! Quando estou no fogão brinco que estou no meu caldeirão de bruxa desenvolvendo minhas poções mágicas… E, de fato, é isso mesmo! Aquelas comidas ali não vão só “forrar o estômago”.

O ato de comer, com tudo aquilo que ele agrega (sentar à mesa, conversar sobre o dia, agradecer pelo alimento) é mais que algo instintivo.

Aliás Michael Pollan, em seu livro “Cozinhar: uma história natural da transformação” diz que a melhor explicação que diferencia o animal do homem é que este último cozinha o seu alimento.

Portanto, querido leitor, não menospreze nunca esta bela e valiosa atividade, porque cozinhar é sim algo mágico! Então faça jus a esta tarefa e ouse mais!!! Por que temperar só com alho e sal?

Sim, são ótimos temperos (e são a base de um incrível tempero verde)! Mas não são os únicos!

Tenho certeza que no mercado municipal de sua cidade ou até mesmo ali, na vendinha da esquina, existem várias opções interessantes (desidratadas ou não) esperando por você!

Cheiro que faz bem pra alma...

Descubra o cheiro terroso da noz-moscada, a bela color que a cúrcuma (açafrão-da-terra) pode dar ao prato, o toque perfumado do cardamomo, o azedinho do gengibre, o gosto forte do cominho, o sabor picante do alecrim, as propriedades medicinais da páprica, o diferencial de se usar baunilha em preparações salgadas…

São tantas possibilidades! É o mais legal: é você que decide o que e quanto usar! E por isso é tão divertido!

Veja mais no Vida de Cozinheiro