Brasília devolve à natureza animais reabilitados pelo Zoo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasília devolve à natureza animais reabilitados pelo Zoo
Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

De volta ao habitat!

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, devolveu esta semana à natureza um lobo-guará, um ouriço-cacheiro, e um casal de jabutis, resgatados e tratados no Hospital Veterinário da Fundação Jardim Zoológico de Brasília.

O ouriço-cacheiro fêmea, que foi encontrado desnutrido, abatido e com uma ferida aberta na perna esquerda, possivelmente por ataque de outro animal.

Em outubro de 2015 ele estava quase sem espinhos no corpo, devido ao estresse. Após passar por tratamento o ouriço oi devolvido à natureza nesta segunda-feira (18).

Um lobo-guará fêmea e um casal de jabutis também seguiram para a natureza após recuperação no zoológico.

A fêmea do lobo-guará foi encontrada próximo à região administrativa de Planaltina, no Distrito Federal, com lesões no ombro causadas por fragmentos de chumbo de tiro de escopeta. Ela foi e levada em outubro de 2015 ao zoo, onde passou por cirurgia.

Antes, ela e o ouriço passaram pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, ou pela Universidade de Brasília.

Já os jabutis foram abandonados na portaria do zoológico em dezembro do ano passado, com diferença de 15 dias entre um e outro.

Segundo a fundação, eles estavam saudáveis e ficaram no hospital enquanto aguardavam destinação.

O atendimento

Os animais recebem atendimento nas áreas de clínica médica, cirurgia, radiologia e laboratório. Há ainda parcerias para serviços não ofertados pela equipe do zoo, como acupuntura.

“Temos cooperações técnicas com especialistas privados que vêm nos ajudar de uma forma totalmente espontânea e gratuita”, explica o diretor do hospital do zoológico, Rafael Bonorino.

Entrega à natureza

A área escolhida para devolvê-los à natureza fica fora da capital federal, de acordo com a superintendente do Ibama-DF, Aline Peixoto.

“É uma reserva particular no estado de Goiás, onde há uma mata de galeria bem preservada e uma área de muitos quilômetros quadrados.”

Parcerias
O hospital do zoológico existe desde 1979 e, atualmente, a equipe é composta por dois veterinários, dois tratadores de animais e cinco residentes.

“Atuamos como parceiros. A ideia é que o hospital colabore para que os animais voltem com sanidade para a natureza, a partir da anuência do Ibama”, diz Rafael Bonorino.

O local atende animais do próprio zoológico, quando necessitam de atendimento médico, ou os resgatados por órgãos públicos da área ambiental.

A destinação, nesses casos, é sempre definida pelo Ibama.

Com informações da AgênciaBrasília