Trote solidário: 140 calouros do ITA doam sangue em SP

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Trote solidário: 140 calouros do ITA doam sangue em SP
Foto: Agência Força Aérea/ITA

Nada de trotes vulgares, perigosos, ou com gosto duvidoso. O ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, preparou uma programação especial para receber os 140 novos alunos aprovados no último vestibular.

Os calouros fizeram na semana passada uma ação voluntária de doação de sangue no Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (SP). A atividade já vem acontecendo nos últimos anos.

A ação é muito importante, porque além de ser um período com menos doadores devido aos recessos de final de ano e férias, ainda há o aumento no número de acidentes com automóveis, explica a hematologista Silvia Martins Guedes de Souza.

“É importante lembrar que o hemocentro de São José dos Campos atende outras cidades da região e do litoral norte de São Paulo, portanto a iniciativa do ITA é uma contribuição significativa”, disse.

Primeira vez

O calouro José Rodolfo de Farias Neto, de 17 anos, que acabou de ser aprovado para o curso de engenharia mecânica-aeronáutica, doou sangue pela primeira vez.

“Achei muito gratificante a experiência, uma oportunidade excelente para poder ajudar diretamente as pessoas”, afirmou.

Além da doação de sangue e da realização da matrícula, os alunos tiveram palestras, orientação educacional, atividades culturais e visitas aos principais pontos turísticos da cidade, como o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), onde estão expostos importantes projetos desenvolvidos pelos institutos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Com informações da FAB