Bairro recicla água, lixo, gera energia e quase não tem carros

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Bairro recicla água, lixo, gera energia e quase não tem carros
Fotos: ArquiteturaSustentável|Foto: ArquiteturaSustentável

O bairro de Vauban, na cidade de Freiburg, na Alemanha se tornou um modelo de cidade sustentável.

Planejado para até 5.000 habitantes, o bairro teve suas casas construídas para funcionar como micro usinas de geração de energia elétrica.

As casas produzem mais energia do que consomem – cerca de 4 vezes – e o excedente é repassado para rede pública.

Todas as construções também foram pensadas sobre os conceitos do bioclimatismo.

No verão, com a posição aparente do sol em ângulo mais alto, as varandas servem para impedir a entrada direta de calor, já no inverno, com a insolação em um ângulo mais baixo, as grandes janelas permitem a passagem de iluminação natural sem comprometer o conforto ambiental interno.

Essas janelas são compostas por camadas de vidro para isolar o calor dentro da edificação e muitos dos prédios ainda possuem coletores solares ou placas fotovoltaicas.

70% não usam carro

Para evitar a circulação de automóveis nas ruas, foram criados estacionamentos para visitantes nas vias periféricas, fazendo da caminhada e da bicicleta as ferramentas de locomoção oficiais do local.

Ciclovias cortam praticamente todas as ruas do bairro, juntamente com os “trams”, aqueles bondes que andam sobre tapetes de grama.

A adoção desse conjunto de ações sustentáveis planejadas fez com que, em 2009, cerca de 70% das famílias escolhessem viver sem o uso de automóvel e de maneira muito mais harmônica com o ambiente.

Foto: ArquiteturaSustentável

Água e lixo

As coberturas possuem sistemas de captação de água da chuva, que é utilizada para irrigação de jardins e uso em vasos sanitários.

A reciclagem é outro aspecto exemplar de Vauban. Todos os resíduos gerados são totalmente separados em coletores espalhados pela cidade e cerca de 65% desses resíduos são reciclados.

História

O projeto começou em meados dos anos 90 em um terreno onde era base militar francesa nomeada em homenagem ao engenheiro militar francês Sébastien Le Prestre de Vauban.

Em 1993 veio o planejamento do bairro, e já nos anos de 1995 e 1996 foram feitos encontros comunitários para conscientização sobre o uso de energia.

Em 1998 começaram as primeiras construções e em 2006 o projeto de Vauban estava concluído e funcionando!

Com informações do Arquitetura Sustentável