Canadá promete vacina contra Zika para este ano

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Canadá promete vacina contra Zika para este ano
Foto: Pixabay|Foto: Pixabay

Uma vacina para o zika pode estar pronta para uso emergencial em novembro, muito antes do período estimado por autoridades de saúde, afirma um dos institutos que desenvolve o remédio.

O novo imunizante está sendo criado pelo Laboratório Nacional de Microbiologia do Canadá e pela Universidade da Pensilvânia (EUA), em parceria com as empresas farmacêutica Inovio, americana, e GeneOne, sul-coreana.

Segundo Gary Kobinger, cientista canadense na gestão do projeto, é possível que o imunizante comece a ser testado já em agosto.

Após passar por avaliação de segurança, a vacina estaria pronta para ser usada ainda em caráter emergencial – antes de comprovação definitiva de eficácia em novembro.

Mesmo do ebola

“Essa vacina é fácil de produzir. Ela seria fabricada em escala realmente grande em um período curto”, afirmou Kobinger, que trabalhou também na criação de uma vacina eficaz contra o Ebola na Guiné.

“A primeira coisa é estarmos prontos para o pior.”

Joseph Kim, CEO da Inovio, afirma que a agenda adotada para desenvolver a vacina é ousada, mas possível.

“Acredito que essa será a primeira vacina a entrar em testes humanos”, disse. “Acreditamos estar à frente do pelotão principal na corrida por uma vacina para o zika.”

O Instituto Butantan, de São Paulo, promete desenvolver uma vacina “em tempo recorde”, que na avaliação da direção da entidade significa algo entre três e cinco anos.

Já autoridades sanitárias americanas estimam uma escala de vários anos para desenvolver um imunizante eficaz.

Com informações do da Reuters e G1