Site brasileiro ajuda refugiados a conseguir emprego

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Site brasileiro ajuda refugiados a conseguir emprego
Foto: Divulgação

Um site brasileiro está ajudando refugiados da região da Síria a conseguir empregos na Europa.

A maior parte dos refugiados foge por medo de novos ataques e enfrenta dificuldades para retomar a vida e a carreira na nova casa.

A plataforma chama-se Expatt.org. O site conecta expatriados a grandes empresas.

“O objetivo é social: contribuir para acabar com o problema do desemprego que está sendo enfrentado em tantos países”, diz Teresa Sacchetta, 49 anos, uma das criadoras do projeto.

Até agora, o site tem 1400 perfis cadastrados. A maioria é da Alemanha.

“É o país que mais recebe refugiados e onde temos contatos com ONGs que estão cadastrando as pessoas”, afirma Ricardo Drizin, 35 anos, um dos envolvidos na plataforma.

“Quase metade é da Síria. Depois, aparecem Albânia, Afeganistão e Nigéria. Mas o perfil é bem diversificado, com mais de 80 nacionalidades diferentes”, explica Drizin.

O site está disponível em português, inglês e alemão e exige um cadastro simples, usando o Facebook ou Twitter.

Drizin explica que ainda não existem dados de refugiados que realmente conseguiram emprego pela plataforma.

Assim como o Expatt.org, outras startups estão criando projetos para ajudar os refugiados, como o site alemão chamado Flüchtlinge Willkommen, ou Bem-vindos Refugiados, em tradução livre.

Ele permite que os usuários coloquem os quartos disponíveis em suas casas à disposição de refugiados recém-chegados ao país. Também com o apoio de ONGs, a plataforma consegue localizar um lar para os mais necessitados.

Dados de 2014 da Organização das Nações Unidas mostram que cerca de 60 milhões de pessoas são refugiadas ou deslocadas de seus países por causa dos conflitos.

Com informações PEGN