População de tigres cresce pela primeira vez em 1 século

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para População de tigres cresce pela primeira vez em 1 século
Foto: Jose Cabezas/Reuters

Os trabalhos para proteção dos tigres deram certo. Em 2016 foram contabilizados 700 tigres a mais, totalizando 3.890 no censo global mais recente.

Em 2010 eram 3,2 mil.  O aumento aconteceu pela primeira em 100 anos, apesar do perigo de extinção que ronda a espécie há muitos anos.

Os conservacionistas do World Wildlife Fund (WWF) calculam que em 1916 existiam cerca de 100 mil tigres em liberdade.

“Mais importante que o número total é a tendência (de crescimento), e observamos que ela caminha na direção correta”, explica Ginette Hemley, vice-presidente de conservação silvestre da WWF.

Mas a que se deve essa mudança? Os conservacionistas ganharam a batalha?

Menos caça

“Os tigres são felinos que se reproduzem bem, se contam com suficiente espaço e presas disponíveis – e se os protegemos da caça predatória”, disse à BBC a assessora sobre espécies em perigo de extinção da WWF, Heather Sohl.

“Dadas essas circunstâncias, o número de tigres pode aumentar, e temos observado isso em países como Rússia, Índia, Nepal e Butão”, disse.

“Na Indonésia, no entanto, as cifras indicam que a população de tigres diminuiu nos últimos anos, já que os bosques estão sendo destruídos para alimentar a demanda mundial de azeite de dendê, polpa e papel”.

Os ecologistas garantem que outras causas são os efeitos da mudança climática, que ameaçam as selvas onde vivem os tigres.

Por outro lado, o Camboja está considerando reintroduzir a espécie no seu ecossistema, depois de esta ter sido declarada recentemente “funcionalmente extinta”.

A maior população de tigres está na Índia, onde vivem mais da metade de todos os tigres do mundo (2.226, segundo a última contagem).

Segundo os especialistas, o número aumentou devido à menor interferência na floresta e à transferência de populações humanas fora do habitat natural dos tigres.

Dobrar a população

Nesta terça e quarta-feira, a cidade indiana de Nova Déli será sede de uma conferência internacional dos tigres na Ásia, na qual estarão presentes ministros de 13 países.

Um dos objetivos é duplicar a população global de tigres até 2022.

Mas a caça furtiva continua sendo uma grande ameaça para a sobrevivência da espécie, assim como a caça por praticada pelos moradores locais, preocupados com sua própria segurança.

Além disso, o comércio em parques de animais para a chamada “medicina tradicional” move milhões de dólares em todo mundo.

Pode ser que esta seja a primeira vez na história que o número de tigres tenha aumentado, mas a ameaça sobre esses felinos selvagens continua presente.

Com informações da BBC