Pedido de prisão de políticos faz governo fornecer canabidiol

Um pedido de prisão de dois políticos garantiu o fornecimento do canabidiol – remédio feito à base de maconha – para crianças e adolescentes de Marília, no interior de São Paulo, portadores de epilepsia e da síndrome de lennox – gastaut.
Para forçar o governo a conceder o canabidiol aos pacientes, o Ministério Público Federal pediu a prisão do ministro de Saúde, Marcelo Castro e do secretário do Estado de São Paulo, David Uip.
Os promotores alegaram descumprimento de uma decisão judicial que assegurava fornecimento do medicamento.
Depois do pedido de prisão, o governo voltou a fornecer o remédio este mês.
Norberto Fischer, pai da Anny – primeira a ter autorização do STF a importar o medicamento na época em que estavam lutando pelo acesso ao tratamento aqui no Brasil – falou à repórter Bruna Pannunzio, do blog Independente.
Norberto lamentou a necessidade de lutar por algo que aparentemente já estava superado.
”Imagina o sofrimento dessas famílias. O sentimento é dicotômico, por um lado feliz pelas famílias e pelo recado dado aos gestores públicos de todo o Brasil, e em todas as esferas. Mas, muito chateado por isso ser necessário. Nós deveríamos estar lutando outras batalhas, essa já deveria ter sido superada faz tempo.”
É lamentável saber que órgãos superiores ainda atrapalham e prejudicam vida de pessoas que precisam do tratamento. Mas, ao mesmo tempo, é bom ver a repercussão do assunto e como a mídia ajuda a pressionar e cobrar atitudes. Meu alento foi ver que o feedback – retorno, em tradução livre – foi útil, com uma atitude corrigindo a asneira anterior.
Com informações do Independente

Filme brasileiro sobre valorização da vida chega a Harvard; acolhimento terapêutico gratuito
Casal que foi daminha e pajem aos 4 e 5 anos se casa 20 anos depois em MG
Bombeiro dá água para tatu-bola durante incêndio florestal no MT; vídeo
Mega-Sena sorteia R$ 92 milhões nesta terça-feira; apostas vão até as 20h
Brasileiro mais velho do mundo faz 114 anos e troca parabéns com colega de 113 anos, da Austrália
Betty Faria revela que salvou Cláudio Marzo da tortura na ditadura: pai dela ajudou
Novo exame de sangue que busca detectar mais de 50 tipos de câncer chega ao Brasil
Faltou no primeiro turno? Você pode votar normalmente no segundo; veja o que fazer
Filme sobre Carmen Miranda, com Giovanna Lancellotti, é apresentado hoje no Festival do Rio
Aos 81 anos, idosa aprende a ler, realiza sonho e já faz planos: “Vou estudar para ser juíza”
Composto ligado à romã melhora função cardíaca em até 80% em estudo
Idoso usa folha gigante de taioba como guarda-chuva na Rocinha e viraliza: “Vida de Inseto”