Google dará internet banda larga de graça por fibra ótica

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Google dará internet banda larga de graça por fibra ótica
Foto: Karen Bleier/France Presse

Enquanto o Brasil vive a polêmica sobre limitar ou não a banda larga, nos EUA ordem é tornar a internet gratuita para toda a população.

O Google anunciou na última semana que dará internet banda larga via fibra ótica, de graça, nos Estados Unidos, por meio de seu serviço de conexão Fiber.

A iniciativa faz parte do programa federal norte -americano ConnectHome, lançado pela Casa Branca, e que pretende levar internet gratuita a 28 cidade do país.

O Google Fiber já é oferecido em oito cidades norte-americanas e está presente em quatro das quase trinta que o ConnectHome pretende atender. É nelas que o Google irá fornecer acesso sem custos: Atlanta, Durham, Nashville e Kansas City.

O serviço de conexão via fibra ótica entrega 1 Gigabit por segundo (Gbps).

De acordo com o Google, a iniciativa é inspirada em outra já realizada em Austin, chamada de Unlocking the Connection.

Nela, os consumidores participantes são liberados de pagar a taxa de US$ 300 do Fiber, necessária para a instalação da infraestrutura de fibra ótica, mas recebem conexão de 5 Megabit por segundo (Mbps). Essa taxa é superior à média brasileira.

Os clientes ainda são liberados de pagar a mensalidade do Fiber, de US$ 70. Esse é modelo que deve ser replicado nas quatro cidades.

Não há informação se o serviço chegará ao Brasil.

Com informações do G1.