Estudantes inventam luvas que traduzem a Língua de Sinais

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Estudantes inventam luvas que traduzem a Língua de Sinais
Foto: University of Washington / Youtube|

Dois estudantes norte-americanos criaram luvas que traduzem a língua americana de sinais, usada por deficientes auditivos.

Atualmente o número de interpretes ainda não é suficiente para dar conta de uma comunicação eficaz e precisa em diversos setores.

Os estudantes de tecnologia empresarial dizem ter criado as luvas para romper as barreiras de comunicação, traduzindo os gestos de quem precisa e quer se escutado. (vídeo abaixo)

O projeto foi batizado de “SingAloud”, e conta com sensores embutidos em partes das luvas para monitorar a posição e os movimentos das mãos dos usuários.

Como

Os dados captados pelas luvas são enviados a um sistema de computador via bluetooth que analisa e compara os movimentos em uma biblioteca de gestos já cadastrados.

O sistema é baseado em algorítimos de aprendizado. Na prática, é como se o gesto da mão fosse um jogo que estivesse sendo narrado por uma voz computadorizada em um alto-falante.

Os estudantes da Universidade de Washington, ganharam recentemente U$ 10 mil dólares – mais de R$ 35 mil – por seu invento inovador.

‘Muitos dos dispositivos de tradução de língua de sinais já existentes, não são práticos para o uso diário. Alguns usam entrada de vídeo, outros têm sensores que cobrem o braço ou o corpo inteiro do usuário”, explicou Pryor.

Segundo os inventores, as luvas são mais fáceis de usar.

“Nossas luvas são leves, compactas e ajustadas às mãos, mas ergonômicas o suficiente para serem usadas como um acessório todos os dias, semelhante a lentes de contato”, ponderam.

De acordo com a equipe de criadores dispositivo é para surdos e a comunidade com dificuldades de audição, além de interessados ​​em aprender e trabalhar com a ‘American Sign Language’.

No entanto, os designers acreditam que as luvas poderiam encontrar usos em outros campos, como pacientes de monitoramento de AVC durante a sua reabilitação, ou para o controle de gestos e melhor destreza com tecnologia de realidade virtual.

Foto: University of Washington / Youtube

Foto: University of Washington 

Tecnologia de inclusão

Outros grupos têm trabalhado em tecnologia similar. Em 2012, pesquisadores na Ucrânia ganharam prêmio na ‘Microsoft Imagine Cup’ por terem criado um sistema interligando o gesto ao sistema de fala.

Mais recentemente, um grupo colaborativo da Nova Zelândia e Malásia mostrou progresso em um sinal de programa de texto que se traduziu gestos de “Malaysian Sign Language” para vários idiomas.

Em 2014, a equipe do Automatic Sign Language Translator (ASLT) afirmou ter tecnologia em fase inicial para produção em massa de dispositivos móveis de tradução de sinais.

Em um vídeo de demonstração, os inventores americanos se apresentam sem dizer uma palavra. Uma voz computadorizada traduz os movimentos , dizendo: “Olá, meu nome é Thomas e este é Navid. Somos inventores na competição Prêmio Lemelson -MIT Student’.

Assista a reportagem (em inglês)

https://youtu.be/hT3wMLkFeCQ

Com informações do Daily Mail

Tradução: Rodrigo Lins – Correspondente SNB nos EUA