Dona Santinha vence coma, AVC, 13 cirurgias e volta a andar aos 86

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Dona Santinha vence coma, AVC, 13 cirurgias e volta a andar aos 86
|||

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNoticiaBoa.

É impressionante a história de fé e superação de dona Santinha. Aos 86 anos ela prova de novo que é uma vencedora

A Paulista, de São João da Boa Vista, enfrentou um coma, um AVC, um choque séptico, 13 cirurgias,  uma erisipela… e agora está voltando a andar. (vídeo abaixo)

Quando menina, Dona Santinha, que se chama Aniceta Stoppa Brambilla, morou na roça. Ela nasceu em 1930 na fazenda do Barreiro.

Lá plantou arroz, feijão, algodão, milho… até se mudar para Santo André, no ABC Paulista, aos 15 anos, quando foi trabalhar em uma fábrica de tecelagem.

“La conheceu meu pai, Pedro Brambilla com quem se casou aos 21 anos de idade. Teve duas filhas, Dalva e Sueli. Ficou casada aproximadamente 60 anos. Meu pai faleceu em 17 de Fevereiro 2010”, contou a filha Sueli Brambilla, em entrevista ao SóNotíciaBoa.

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

Muitas provações

Aos 60 anos de idade começaram os problemas que, com a ajuda da família, dona Santinha vem debelando um a um.

Primeiro foram fortes dores no joelho. O diagnóstico: artrose severa.  Aos 72 anos ela colocou a primeira prótese, depois outra e outra… Elas se soltavam.

Aí surgiu uma erisipela na perna esquerda, que complicaria seu quadro de saúde.

O catéter, que levava o antibiótico para o tratamento, infectou e dona Santinha teve choque séptico. Ela ficou em coma por 11 dias, em Setembro de 2010. Foi desenganada pelos médicos e precisou fazer 2 diálises.

Outra vitória! Logo ela acordou lúcida e melhorou, para surpresa e alegria da família.

De volta à luta para voltar a andar, a prótese da perna foi retirada e substituída por uma “elizarov gaiola”, que ia da coxa até o tornozelo. Foram 13 meses com ‘aquilo’ no corpo.

Quando tudo parecia dominado, surgiu uma osteomelite na tíbia. Dona Santinha teve que fazer raspagem no osso e continuar tomando antibiótico por um longo período.

Semanas antes de fazer a cirurgia, um AVC deu outro susto na família. Mas com muita luta “ela se recuperou cem por cento, e não ficou com sequela alguma”, comemora Sueli.

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

Em maio de 2014, quando voltou a dar os primeiros passos, surgiu um cisto próximo a prótese, na perna direita, e obrigou que o material fosse retirado.

Ela persistiu no sonho de andar novamente. Em agosto de 2015 fez outra cirurgia para instalar nova prótese. Aí deu certo!

Dona Santinha começou andar com o andador e agora as filhas e a neta Luciana Curvelo – que é personal trainning – comemoram os primeiros passos da vitoriosa. Um presente para a família toda nesse dia das mães.

“Agora estamos treinando a mamãe para andar sem o andador e ela vai conseguir, com certeza”, torce Sueli Brambilla. (vídeo abaixo)

“Ela superou tudo com força, garra e uma fé inabalável, sem nunca reclamar de nada, sempre confiante e otimista, acreditando que iria andar novamente”, conta.

Boa cozinheira e muito católica, dona Santinha vive agradecendo a Deus, à Nossa Senhora Aparecida, aos médicos e à família pela recuperação.

“Quero viver mais e andando com as próprias pernas”, diz.

E ela ensina: “Eu senti felicidade e paz de Deus. Ele sempre me ajudou a ter paz e paciência para suportar tudo isso… e a vencer”.

Um detalhe: longe dos antibióticos, dona Santinha não dispensa uma dose de caipirinha, ou uma cervejinha, ou um bom vinho, acompanhados de um sorriso largo, muitas histórias e esse carinhoso no rosto!

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

Muitos anos de vida pra senhora, de toda equipe do SóNotíciaBoa!

Assista ao vídeo dos primeiros passos de Dona Santinha, gravado no mês passado:

Youtube tumbnail video

Da redação do SóNotíciaBoa