Companhia aérea doa alimentos não consumidos em vôos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Companhia aérea doa alimentos não consumidos em vôos
Foto: Turkish lanche|Foto: Divulgação

Um exemplo para outras companhias aéreas também acabarem com o desperdício!

A TAP, de Portugal, não joga mais nenhum alimento fora dos vôos em que opera.

Antes, todos os dias, milhares de quilos de comida em bom estado – sumos, pão, fruta – iam diretamente dos aviões para o lixo.

Graças ao movimento Zero Desperdício, essas refeições são agora encaminhadas para quem precisa.

“É um projeto absolutamente inovador com companhias aéreas” que exigiu “um longo processo de preparação, iniciado no Verão de 2013, pois envolveu muitas instituições”, explica António Costa Pereira, o fundador da associação DariAcordar, que deu origem ao movimento Zero Desperdício.

Só muitos meses depois, em Dezembro 2015, e com o aval de várias entidades, é que a iniciativa de recolher excedentes alimentares à bordo dos aviões começou a ser aplicada.

A medida contou com o apoio da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV ) e a  European Food Safety Authority (EFSA, entidade que regula a segurança alimentar do espaço europeu)

Segundo o presidente da DariAcordar, que é também piloto da TAP, a medida abrange, neste momento, “todos os voos no médio-curso, ou seja, ligações entre países da União Europeia, acrescentando também a Noruega e a Suíça”.

Direto pra Instituições Sociais

Nesta primeira fase, e para garantir a segurança alimentar dos produtos, só estão sendo reencaminhados alimentos embalados e intocados como o pão embalado (sem conteúdo), pacotes de leite e sumo, barras de cereais, fruta com casca, bolachas e similares.

Em cinco meses foram recolhidos, “cerca de 7.000 litros de leite e mais de 4.700 quilos das sobras de alimentos”, conta Antônio Costa Pereira.

Ou seja, muita comida e muito dinheiro poupado, de alimentos que iam diretamente para o lixo.

Agora, com a ajuda do movimento Zero Desperdício esta comida chega às instituições sociais como centros paroquiais, que recolhem e distribuem as refeições entre as pessoas necessitadas.

Com informações do Boas Notícias