Ingrediente da Tequila combate a osteoporose: tim-tim

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ingrediente da Tequila combate a osteoporose: tim-tim
Foto: knape/iStock.com

Um drinque pode ajudar pessoas que sofrem de osteoporose.

Cientistas do Centro de Pesquisas e Estudos Avançados (Cinvestav), do México,  afirmam que o agave-azul, principal ingrediente na fabricação da tequila, apresentou resultados promissores no combate à doença que enfraquece os ossos.

Os pesquisadores fizeram os testes em ratazanas que desenvolverem osteoporose em laboratório.

Parte dos animais foi alimentada com uma dieta rica em frutano de agave (polímero natural produzido na fotossíntese da planta).

Oito semanas depois, as ratas alimentadas com o ingrediente estavam mais saudáveis.

O consumo do ingrediente fez com os animais conseguissem absorver, com mais facilidade, minerais e a proteína osteocalcina – responsável pela produção de novos ossos.

“Cobaias que consumiram os frutanos sintetizaram cerca de 50% mais a proteína.

Além disso, o diâmetro dos ossos era maior, quando se comparava com os animais que não ingeriram as substâncias vindas do agave”, afirmou Mercedes López, química responsável pela pesquisa.

De acordo com o estudo, quando os frutanos atingem o intestino grosso, as substâncias interagem com o microbioma do órgão e formam ácidos graxos voláteis. Esses, por sua vez, localizam e transportam os minerais para as células do corpo.

Apesar de parecer uma boa desculpa para tomar tequila, é preciso ter cautela.

A pesquisa não utilizou a bebida em si para realizar seus experimentos, apenas o agave-azul em sua condição de planta.

Mesmo assim, as tequilas produzidas no México seguem a lei: lá o álcool tem que ser 100% proveniente do agave – aqui, é regulamentado que só 51% do teor etílico da bebida saia da planta.

Com informações da Superinteressante