Centenas de pássaros brasileiros são soltos. Vídeo viraliza

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Centenas de pássaros brasileiros são soltos. Vídeo viraliza
Foto: reprodução/ Facebook

O mundo comemora uma imagem de liberdade produzida no Brasil.

É um vídeo que mostra uma fileira de policiais e agentes abrindo gaiolas e soltando centenas de pássaros que partem em revoada ao seu habitat natural. (assista abaixo)

O caso aconteceu no último dia 13 no município de Água Branca, am Alagoas. As imagens, postadas no Facebook, viralizaram nas redes sociais: estão com mais de 51 mil curtidas e 125 mil compartilhamentos.

A ação, coordenada pelo Ministério Público de Alagoas, faz parte do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que envolve órgãos federais e dos Estados da Bahia e de Alagoas e combate danos ambientais na Bacia do Rio São Francisco.

A FPI está voltada para municípios no entorno do rio. Técnicos, policiais e agentes de ministérios públicos percorrem zonas urbanas e rurais fiscalizando saneamento, mineração, agrotóxicos e fauna.

O programa também tem como alvo o mercado negro de animais silvestres, que retira de quatro a cinco milhões de animais de seus biomas originais todos os anos nessa região.

Aprisionadas em gaiolas, muitas aves passam anos sem voar, perdem a visão, sofrem ferimentos nas asas e morrem vítimas de maus-tratos – em especial, durante seu transporte.

Outras solturas

O MP de Alagoas já resgatou 2.600 aves. De acordo com Isaac Albuquerque, veterinário responsável pela equipe que trata dos animais, outras solturas já estão programas.

Antes de serem soltos, os pássaros recebem cuidados médicos para ajudá-los na reabilitação à vida na natureza.

“São animais resgatados diariamente, normalmente entregues voluntariamente por moradores depois que os confrontamos”, diz Albuquerque à BBC Brasil.

Em seguida, são enviados a centros provisórios, hidratados com águas vitaminadas, e deixados à sombra para desestressar. “Depois, os inspecionamos um a um, em busca de ferimentos, malformações, deficiências”.

Entre as espécies de aves resgatadas e soltas estão o galo-de-campina e o periquito-da-caatinga, dois pássaros muito procurados no mercado clandestino de animais silvestres.

Para ele, a maior dificuldade do trabalho é lidar com o descaso humano.

“É um choque ouvir a frieza com que um ser humano detalha o que fez com animais como esses. Muitas vezes, eu os recolho e prefiro não saber de seus históricos. Só quero pensar em como será o seu futuros”, finaliza.

Veja como foi o momento da libertação:

Youtube tumbnail video

Com informações da BBC