Microvibrador anti-prisão de ventre dispensa laxantes

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Microvibrador anti-prisão de ventre dispensa laxantes
Foto: LatamIsrael

Sabe aquelas pessoas que passam dias sem conseguir fazer cocô?

Uma empresa Israelense criou uma cápsula, do tamanho de um comprimido, que vibra enquanto desce pelo aparelho digestivo e a tratar a prisão de ventre ou constipação crônica.

As vibrações com estímulos mecânicos causam contrações no intestino e ajudam a mover as fezes através do trato digestivo.

No estudo piloto, testado em 26 pessoas, a cápsula vibratória mostrou que pode estimular quase o dobro de movimentos intestinais semanais dos pacientes que sofrem de prisão de ventre crônica (CIC) e a síndrome do intestino irritado provocada pela prisão de ventre (IBS – C).

As pessoas que participaram do teste – apresentado durante a Semana de Enfermidades Digestivas, em Israel – informaram que houve um aumento, de duas a quatro vezes, dos movimentos espontâneos do intestino, assim diminuindo os sintomas de prisão de ventre, incluindo a redução de evacuações incompletas e melhorando o processo de evacuação.

Os pacientes, que tomaram a cápsula vibratória duas vezes por semana, foram submetidos inicialmente a duas semanas preliminares sem o uso de laxantes.

“Apesar do uso generalizado de medicamentos para tratar a prisão de ventre, quase 50% dos pacientes estão insatisfeitos com o tratamento, devido aos efeitos colaterais, às precauções de segurança sobre o uso a longo prazo, ou ao fato de simplesmente não funcionar” disse Yishai Ron.

Ron é o principal pesquisador do estudo e diretor de Neurogastroenterologia e Motilidade do Centro de Gastroenterologia e Hepatologia Sourasky Medical Center, em Tel Aviv, Israel.

O problema

A prisão de ventre crônica é um transtorno que afeta a aproximadamente 15% da população da Europa. Os sintomas podem diminuir a qualidade de vida dos pacientes.

“As vezes os tratamentos que utilizam drogas trazem mais problemas do que alívio para estes pacientes”, afirma o Dr. Ron.

“Os resultados deste estudo apontam para a possibilidade de um tratamento alternativo que evita o uso de drogas e diminui os efeitos colaterais, como o inchaço e desequilíbrio eletrolítico”.
Ron disse ainda que ele e a equipe planejam iniciar um estudo controlado para ampliar e validar outros parâmetros dessa descoberta e explorar o potencial da cápsula.

Com informações do LatamIsrael

Tradução Marcos Acypreste