Gene da juventude será usado contra doenças e envelhecimento

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Gene da juventude será usado contra doenças e envelhecimento
Foto: BN

Cientistas descobriram que o gene Oct4, conhecido como “gene da juventude”, além de estar ativo nos embriões, também  funciona em adultos.

Os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Virgínia (EUA) sabem agora que sua ação pode ser reforçada para tratar doenças cardiovasculares e prevenir o envelhecimento.

O estudo foi publicado, na semana passada, no jornal Nature Medicine.

Os cientistas descobriram que o gene desempenha um papel crucial na prevenção da aterosclerose, ao tornar as paredes das artérias mais elásticas, evitando a sua ruptura, o que causa AVC, enfartes e ataques cardíacos.

Quando eles bloquearam o gene em ratinhos, perceberam uma formação de placas maiores, menos estáveis e mais perigosas.

A equipe acredita agora que é possível criar remédios anti-envelhecimento para potencializar a ação do gene Oct4.

Medicina regenerativa

Os pesquisadores acreditam que o Oct4 e a sua família de genes podem ser ativados em outras células ‘sométicas’ e não-reprodutivas do corpo, o que ajudaria na reparação de danos e na regeneração de feridas.

“Se encontrarmos maneira de aumentar a expressão desse gene nas células adultas poderemos conseguir resultados profundos em termos da saúde e, possivelmente, na reversão dos efeitos do envelhecimento”, diz Gary K. Owens, o pesquisador principal, em comunicado de imprensa.

Com informações do BoasNotícias