Impressora 3D de células-tronco poderá criar órgãos e tecidos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Impressora 3D de células-tronco poderá criar órgãos e tecidos
Foto: reprodução/Uno

Esperança para futuros transplantes…

A Nano Dimension, empresa israelense de impressoras 3D, anunciou que teve êxito com uma bioimpressora 3D de células-tronco em laboratório. Isso deve encurtar o caminho para a impressão de tecidos e órgãos.

Impressoras 3D já são usadas para criar células-tronco para pesquisas, mas a Nano Dimension disse que o ensaio, realizado com a empresa de biotecnologia Accellta, mostrou que a impressora adaptada poderia imprimir rapidamente grandes quantidades de células.

“A tecnologia de bioimpressão 3D que das empresas Nano Dimension e Accellta tem o potencial de acelerar a fabricação de células vivas com grande fidelidade e viabilidade”, afirmaram as empresas.

“Isso pode facilitar a impressão, inclusive, de tecidos e órgãos grandes”, disseram.

Economistas prevêem que o mercado da bioimpressão crescerá rapidamente na próxima década chegando aos 6 bilhões de dólares em 2024. Em 2014 o valor era de 481 milhões de dólares.

Segundo a IDTechEX, esta tecnologia pode ser testadas na criação de novos remédios, cosméticos, material de segurança, analises toxicológicas ou impressão de tecidos, entre outros.

Com informações da Reuters e DiarioUno

Tradução Marcos Acypreste