Ex-menino de rua, gago e analfabeto até 22 anos já escreveu 10 livros

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ex-menino de rua, gago e analfabeto até 22 anos já escreveu 10 livros
Fotos: divulgação|

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

Sem conhecer o pai e com uma relação ruim com a mãe, ele saiu de casa e virou menino de rua aos 6 anos de idade. Dormia na rodoviária, usava drogas na adolescência e era sustentado por prostitutas de Planaltina, no Distrito Federal. Ivan da Matta era um brasiliense que parecia sem futuro.

Até os 22 anos era analfabeto, gago, não tinha dentes e era portador de dislexia – transtorno em que a pessoa confunde letras. Mas a história que parecia traçada para ter um final ruim, enganou os prognósticos. Hoje aos 54 anos Ivan da Matta tem mulher e 3 filhos, não é mais gago, é palestrante, fez 3 faculdades, duas pós-graduações e tem 10 livros entre escritos e publicados.

“Quando você está na rua tem a sensação de que você é um lixo”, contou o escritor em entrevista ao SóNoticiaBoa.

A virada

Mas Ivan quis mudar de vida. Ele conta que a virada aconteceu em 1984, aos 22 anos, quando foi tirado das ruas por Messias de Souza, um pequeno empresário e pastor da igreja Assembleia de Deus de Sobradinho, a 25 km de Brasília.

Messias deu emprego a Ivan, ajudou o rapaz a tirar documentos de identidade e carteira profissional… mas impôs duas condições: que ele usasse o dinheiro do trabalho para arrumar os dentes e estudar.

“Eu trabalhava como vendedor de panelas na rua e ganhava 30% do que eu vendia. E mesmo gago eu vendia pelos 4 vendedores da empresa”, comemora.

Logo Ivan colocou uma prótese e voltou a sorrir novamente.

Educação

Depois cumpriu a segunda parte da promessa: entrou no antigo Mobral, onde se alfabetizou, época em que conheceu sua esposa, Nilza, com quem vive até hoje.

Aí ele não parou mais de estudar: fez supletivo em escola particular, paga com salario dele, e entrou na vida acadêmica.

Aos 30 anos estava na primeira faculdade. Se formou bacharel em Teologia, depois fez pós graduação no Mackenzie em Psicoterapia Clínica, e pós em Defesa Teológica.

Em 2005 fez psicologia no IESB – falta fazer estágio para concluir.

Em 2015 concluiu Filosofia na Faculdade Gênesis e agora se prepara para fazer sociologia no meio do ano.

Ivan da Matta - Foto: Rinaldo de Oliveira /SnB

Ivan da Matta – Foto: Rinaldo de Oliveira /SnB

Escritor

Ivan da Matta agora é palestrante, professor, escritor e segue os passos do homem que o salvou: é pastor da Assembleia de Deus – Ministério de Madureira, na quadra 910 Sul, em Brasília.

Ivan vive das palestras e da venda de seus 10 livros (editora Drop), entre eles:

“Quatro Tipos de Personalidade”,

“Qual o Tamanho dos Seus Sonhos”,

“A Arte de Curar Feridas” e “

“A Arte de Superar o Cárcere da Dor”

Orgulho

A família do escritor mora numa casa simples, mas bem arrumada, no Jardim Mangueiral, em Brasília.

Lá Ivan vive com a mulher e tem três filhos: Vanessa, advogada, Társio que estuda direito e Jhonatas Edduards que é músico gospel.

Fim da gagueira

O escritor conta que sua gagueira era forte na fase de criança e adolescente e só começou a diminuir quando conseguiu se socializar, 4 meses depois que entrou na igreja.

“Você vai desconstruindo a imagem do passado, de uma pessoa derrotada, sem valor, quebrando barreiras sociais”, analisa.

“Noventa por cento dos gagos são vítimas de traumas: falta de pai, de mãe, laços afetivos, ou repressão. E eu fui muito reprimido”, lembra.

O restante da gagueira Ivan diz que perdeu com técnicas que aprendeu na faculdade de psicologia para controlar a ansiedade e o medo de falar em público.

Hoje ele brinca que dá “uns soquinhos” de vez em quando, mas é quase imperceptível.

Ivan da Matta ensina que é fundamental nunca perder a esperança, mesmo quando se está no fundo do poço.

“Muitas pessoas acreditam que não podem vencer. Se você determina a sua história, você vai construí-la, mesmo com lágrimas, dor e humilhação. E mesmo assim você pode vencer”, conclui.

Da redação do SóNotíciaBoa