Cientistas transformam gases do efeito estufa em pedra

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cientistas transformam gases do efeito estufa em pedra

Veja que forma interessante para evitar a subida de gases que provocam o efeito estufa – que destrói a camada de ozônio, a proteção natural da terra contra o calor do sol.

Pesquisadores da Islândia conseguiram converter dióxido de carbono (CO2) e água, em um produto sólido, com consistência de giz.

A descoberta está sendo anunciada como uma maneira inteligente de reduzir as emissões de dióxido de carbono, transformando-as em pedras.

O estudo foi divulgado pelo grupo de cientistas em artigo na revista Science .

“De 220 toneladas de gás carbônico injetado, 95% foram convertidas em pedra calcária em menos de dois anos”, afirma o coordenador da pesquisa, Juerg Matter, da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

“Foi uma grande surpresa para todos os cientistas envolvidos no projeto, e pensamos: ‘Uau, isso é realmente rápido!”, lembrou Matter em entrevista ao programa de rádio Science In Action (Ciência em Ação), da BBC.

Com o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera, e o consequente aquecimento do planeta, pesquisadores estão ansiosos para investigar as chamadas soluções de sequestro e conservação de carbono.

Ainda há, no entanto, o problema do custo. Capturar CO2 em usinas e outros complexos industriais é caro – sem incentivos, o processo estaria condenado ao prejuízo. Outro ponto a ser considerado é a infraestrutura necessária para bombear gás até o local em questão.

No caso do Projeto Carbfix, há necessidade de um volume significativo de água. Apenas 5% da massa bombeada terra abaixo é CO2.

Com informações da BBC