Empresários brasileiros se unem nos EUA e faturam 1,8 milhão

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Empresários brasileiros se unem nos EUA e faturam 1,8 milhão
Foto: Pâmela Joaquim|||

Por Rodrigo Lins Correspondente Só Notícia Boa nos EUA.

Um grupo de empresários começou, há quatro meses na Flórida, um projeto para acabar com a repetida frase: “fuja de brasileiros no exterior”.

A ideia é simples: eles indicam uns aos outros para os clientes, numa rede de negócios que inclui diferentes tipos de empresas, que vão desde salão de beleza, revendas de automóveis, contabilidade, escolas de inglês, entre outras.

O empresário Eduardo Castilhos, que decora casas de férias, famoso segmento de hospedagem em Orlando, contou ao SóNotíciaBoa que as indicações no grupo ampliaram em mais de 40% seus negócios fechados.

“Em todas as reuniões trazemos os blocos de indicação. Funciona assim: eu trago anotadas todas as indicações que fiz e as entrego aos meus colegas. Eles fazem o mesmo comigo. Na semana seguinte, temos que dar um feedback sobre o fechamento do negócio ou não. É proibido cobrar taxas e comissões entre nós”, lembra o empresário.

Sílvia Silva conta que conseguiu fazer uma grande venda de luvas para um restaurante e que o negócio só foi possível por indicação de outro membro do grupo.

“Trabalhamos com produtos hospitalares, nunca havíamos cogitado essa possibilidade, mas aqui, conversando com os colegas, somos despertados para negócios e já chegamos com a indicação de alguém. Isso sem dúvida abre portas”, acredita.

O corretor Pavone disse que conseguiu vender uma casa também após indicação de outro colega empresário do grupo.

“Eu trabalho com a confiança das pessoas.  Sem dúvida, ser indicado por outro empresário me ajuda bastante”, garante o corretor.

Pavone / Corretor - Foto:

Eduardo Pavone / Corretor – Foto: Pâmela Joaquim

A ideia

A ideia de unir forças para vencer nasceu de uma história simples.

“Vimos que inúmeros brasileiros chegavam aqui e acabavam com muitas dúvidas, principalmente sobre como abrir um negócio.  Então criamos um grupo chamado ‘Recomendo em USA’ para trocarmos dicas e informações importantes que pudessem ser úteis a cada um de nós que temos nossas empresas e nos indicar”, disse a empresária conhecida como Duda Orlando, uma das fundadoras do grupo.

Após 4 meses desde que lançaram o projeto, os empresários já somam juntos um valor superior a US$ 500 mil – cerca de R$ 1,8 milhão –  em negócios fechados.

Foto: Pâmela Joaquim

Alexandre e Duda Orlando / fundadores do projeto – Foto: Pâmela Joaquim

Unidos e fortes

“Todos ganhamos juntos. Se vem alguém à minha loja e precisa de outro serviço, rapidamente indico um amigo do grupo. Nos tornamos uma grande família aqui”, lembra o empresário Alexandre Damiane.

Com estrutura de escritório compartilhada, diversas empresas brasileiras na Flórida começaram a acreditar no projeto.

Desde a fundação do grupo, a média de aumento dos negócios fechados vai de 20 a 70% segundo alguns empresários que foram entrevistados.

“O efeito é positivo e jamais imaginamos que teríamos tanta força se estivéssemos juntos. Somos um povo muito forte e temos usado isso a nosso favor”, revela Andrea Woodard, gerente de uma das empresas.

O casal Sílvia e Délcio Silva que também faz parte do grupo, diz que a importância dessa união vai além dos negócios.

“Estamos distantes de muitos familiares que ficaram no Brasil. A entrada no grupo nos permitiu criar laços aqui e superar um pouco a solidão. Juntos a gente se protege, se indica, se ajuda e rompe com a ideia de que não é bom estar em contato com brasileiros que moram fora”, concluem Sílvia e Décio.

Da redação do SóNotíciaBoa