Estilista pára produção e faz moletons para pessoas de rua com frio

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Estilista pára produção e faz moletons para pessoas de rua com frio
Foto: Thiego Ribeiro||

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

As noites de frio continuam inspirando pessoas a ajudar quem vive na rua.

Esta semana, depois de arrecadar 3 mil reais, 7 amigos conseguiram aquecer – com roupas e comida – moradores em situação de rua, que vivem no centro de São Paulo.

O estilista Mário Francisco chegou a parar a produção de sua marca, a  Der Metropol, para costurar 70 moletons em tempo recorde: uma semana!  Eles trabalharam todos os dias até as 11 da noite.

“Eu literalmente parei o meu trabalho com a marca – atrasou bastante o meu trabalho rs – mas em nenhum momento lamentei por isso e nem lamento agora. Eu sabia que tinha me comprometido com isso, e iria me fazer muito bem. Depois eu me viraria com o atraso, como já estou fazendo agora”, revelou.

A ideia

Mário Francisco teve a ideia depois uma amiga contou sobre o corpo de um morador de rua ser recolhido ao lado da igreja de Santa Cecília, perto do Elevado Costa e Silva, o “minhocão”.

“Ele havia morrido de hipotermia. Me senti muito mal com isso, e quis iniciar alguma ação que pudesse contribuir pra amenizar um pouco a situação de quem se encontra na rua, já que o inverno tem sido bastante rigoroso esse ano”, contou o estilista ao SóNotíciaBoa.

Mário explicou a ação no Facebook e várias pessoas decidiram contribuir:

“A adesão foi impressionante, muita gente ajudou financeiramente. A ideia era alcançar a meta de 10 agasalho. Conseguimos produzir 72 agasalhos com moletom de ótima qualidade, bem quente, e com os retalhos de tecidos ainda produzimos 46 travesseiros para serem doados para os moradores de rua também”, revela Mário Francisco.

Mário Francisco e Tycia Souza - Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

estilista moletons 2

A entrega foi na noite desta quarta-feira, 22.

“Ainda sobraram peças. Acredito que 20 agasalhos e alguns travesseiros, que vamos continuar distribuindo”, previu.

Corrente do bem

“O Thiego Ribeiro, um amigo que conhecia só através do facebook, que já faz trabalhos de assistência social semelhante, me procurou para ajudar, e transformamos a ação em algo ainda maior, doando alimentos também”, comemora.

“Eu estava com o projeto, ele resolveu fazer o dele, vimos os post um do outro e resolvemos fazer juntos a ação”, contou Thiego, arquiteto de 25 anos, ao SóNotíciaBoa.

“Com o dinheiro arrecadado, além dos moletons e travesseiros, conseguimos comprar 60 pães, 20 pacotes de bolacha recheada, 48 garrafas de água, 8 garrafas térmicas com chocolate quente, e manteiga. E produzimos 60 kits com 1 pão com manteiga, um copo de chocolate quente, 3 bolachas, água, e os moletons e travesseiros”, disse Mário.

Thiego Ribeiro também conseguiu doações: “Levei junto meias, luvas, gorros que consegui arrecadar”, contou Thiego ao SóNotíciaBoa.

“É triste saber que temos tanto e ainda reclamamos sabe? Eles não têm o básico. E ainda é bonito ver a falta de ganância tipo: ‘não me dê blusas. Eu tenho barraca. Guarda pro pessoal que dorme na rua, no aberto. As pessoas querem, mas não querem a ponto de deixar o outro sem”, lembrou.

“A ideia é dar continuidade a ações semelhantes. Tem bastante gente se mobilizando e é importante não parar”.

“A gente parece que vive na lama e nunca consegue sair, graças a nossa classe política. Então se a gente não se movimenta não sei se as coisas acontecem, sabe?”, conclui o estilista Mário Francisco.

“O sentimento com essa história toda é o de pressa e angústia. A situação deles é triste. Acho que saio com uma sensação de conforto, de saber que pelo menos hoje, aquelas pessoas não passaram frio, nem fome. Amanhã a gente tenta de novo. Amanhã eu corro atrás de mais”, diz Thiego, de forma inspiradora!

Da redação do SóNotíciaBoa