Couro ecológico, feito de restos de abacaxi, ganha prêmio

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Couro ecológico, feito de restos de abacaxi, ganha prêmio
Foto: Divulgação|

Nem couro de animal, nem couro sintético. O couro feito de restos de abacaxi, chamado Pinãtex, foi premiado no Reino Unido.

A espanhola Carmen Hijosa, fundadora da Ananas Anam – empresa com sede em Londres – desenvolve o couro ecológico a partir das folhas do abacaxi com um resultado maravilhoso.

Foram sete anos de pesquisa e hoje ela garante que o couro de restos de abacaxi é ainda melhor que o couro sintético.

Carmen lembra que na versão sintética são adicionadas substâncias químicas que podem contaminar o solo.

“Gostamos de usar couro, mas o meio ambiente está sofrendo com isso”, diz ela.

Moda

A empresa tem sido reconhecida dentro da indústria da moda como pioneira no desenvolvimento de produtos têxteis inovadores e sustentáveis.

Este ano levou o prêmio de Material de Inovação da Fundação das Artes do Reino Unido e foi certificada como “Vegan Moda Etiqueta” pelo PETA, ONG que luta pelo direito dos animais e contra a matança pela extração de pele.

Carmen Hijosa- Fundadora da Ananas Anam / Foto: Royal College of Art.

Trabalho social

A Ananas Anam apoia comunidades de agricultura abacaxi nas Filipinas.

A nova indústria vai melhorar a rede social em áreas rurais, os agricultores poderão vender fibras como uma proposta comercial e viável.

Além disso, as comunidades agrícolas são beneficiadas com a produção potencial de adubo natural, o biogás que é o subproduto de extração da fibra.

Outros países que cultivam abacaxi devem se juntar às Filipinas na produção de Piñatex, que vai apoiar as economias locais e fortalecer as exportações.

Com informações do Vida Simples e Ananas Anam