Suécia reduz jornada de trabalho e aumenta a produtividade

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Suécia reduz jornada de trabalho e aumenta a produtividade
Foto: ThinkStock

Enquanto o Brasil estuda aumentar a carga de trabalho de 40 pra 80 horas, Gotemburgo, na Suécia, vai na contramão.

Em nome do bem estar dos trabalhadores o país europeu reduziu para 30 horas a jornada de trabalho e o melhor: conseguiu aumentar sua produtividade.

A cidade realizou uma experiência recente com trabalhadores da área da saúde, na esperança de reduzir problemas relacionados a estresse e depressão entre eles.

A carga horária de trabalho dos cuidadores em uma casa de repouso para aposentados foi reduzida de oito para seis horas.

A casa Svartedalens foi escolhida para a experiência por conta do crescente número de casos de enfermeiros procurando atendimento médico devido ao estresse do trabalho.

Em uma tentativa de aumentar a produtividade e obter melhores resultados, a cidade decidiu reduzir a jornada de trabalho dos funcionários para 30 horas semanais, o que gerou um custo de US$ 1 milhão (R$ 3,8 milhões) na contratação de 14 novas pessoas para compor a equipe e garantir o atendimento.

A cidade acompanha com atenção os efeitos da redução da jornada de trabalho e está usando uma outra instituição similar como controle para comparações futuras.

Em entrevista ao The Guardian, uma enfermeira do local é prova de que a iniciativa pode ter, de fato, trazido bons resultados.

“Eu costumava estar exausta o tempo todo, eu voltava para casa do trabalho apenas para me jogar no sofá”, disse Lise-Lotte Pettersson, de 41 anos.

“Mas não agora. Eu estou muito mais alerta: eu tenho mais energia para o trabalho, e também para minha família.”

Outras experiências

Após a inicitiva em Svartedalens, outros centros hospitalares de Gotemburgo passaram a optar pela redução de jornada. O que não é novidade na cidade.

Há 13 anos, a fábrica da Toyota na região optou por reduzir a carga horária de sua linha de produção.

Na empresa, o resultado foi um crescimento de 25% no lucro, segundo Martin Banck, diretor de operação.

“Os empregados se sentem melhor, há menor rotatividade e é muito mais fácil contratar novas pessoas”, disse.

Estatísticas

Alguns dados que podem pesar a favor da redução da jornada de trabalho estão presentes em gráficos de comparação de produtividade entre países desenvolvidos.

Na Europa, os britânicos trabalham mais que franceses e alemães, mas produzem, por hora, cerca de 27% menos que os franceses e 28% menos que os alemães, de acordo com boletim elaborado pelo Office for National Statistics, divulgado em 20 de fevereiro de 2015 no Reino Unido, tendo como base informações de 2013.

Outra comparação leva em consideração dois dos três países mais produtivos do mundo, segundo dados de 2014 da Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Luxemburgo, o mais produtivo, tem o índice de 1.643 horas trabalhadas por pessoa no ano, enquanto os Estados Unidos, o terceiro, tem cada trabalhador atuando por 1.789 horas.

#AprendeBrasil .

Com informações da ÉpocaNegócios