Pampulha agora é Patrimônio Cultural da Humanidade

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pampulha agora é Patrimônio Cultural da Humanidade
Foto: WikiMedia Commons

O Conjunto Pampulha, em Minas Gerais, ganhou neste fim de semana o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, da Unesco.

O conjunto modernista – projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012) – agora integra o seleto grupo no qual se incluem as Muralhas da China, as Pirâmides do Egito, o Palácio Taj Mahal, na Índia e os profetas esculpidos por Aleijadinho (1737-1814), entre mais de mil bens mundo afora.

A escolha foi feita na 40ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial das  Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) neste domingo em Istambul, Turquia.

Segundo especialistas, a chancela da Unesco mostra a diversidade e riqueza cultural de Minas, que tem destacadas as joias do período colonial e a arquitetura moderna, datado da década de 1940, quando Juscelino Kubitschek (1902-1976) era prefeito de BH.

O complexo de Pampulha é o primeiro de Minas na área modernista, mas já estão na lista os centros históricos de Ouro Preto, na Região Central, e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, também na Região Central.

O conjunto

É conjunto da Pampulha é formado por cinco edifícios articulados em torno do espelho d´água de um lago urbano artificial – a Lagoa da Pampulha:

  • Igreja São Francisco de Assis
  • Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha)
  • Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte)
  • Iate Golfe Clube (hoje Iate Tênis Clube), construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943
  • Residência de Juscelino Kubitschek (atual Casa Kubitschek), construída em 1943

Com informações do EM e Pref. de BH