Presos fazem casas para cães de rua e reduzem tempo de pena

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Presos fazem casas para cães de rua e reduzem tempo de pena
Foto: Reprodução/RBS TV

Presos estão tendo a oportunidade de reduzir seu tempo de pena, ajudando cães de rua.

Detentos do Presídio Regional de Pelotas, no Rio Grande do Sul, estão montando casinhas para cachorros. E a cada três dias trabalhados, eles diminuem um dia no tempo da pena a ser cumprida.

As casinhas são feitas de madeira e com telhas no teto. Desde que o projeto começou, há cerca de dois meses, mais de 50 estruturas foram montadas.

Depois de prontas, as casinhas são colocadas em pontos da cidade, à espera de cães para ocupá-las.

Junto às casinhas, também há moradores que deixam ração para os bichinhos terem o que comer, além de agasalhos.

“Eu botei um cobertor ali e uns jornais, e eles adoram ficar ali dentro”, conta a dona de casa Maria Queiroga.

Moradores de Pelotas também têm um papel importante no projeto, já que doam materiais para o presídio.  Outras pedem as casinhas.

“As pessoas que pedem na maioria das vezes são pessoas que cuidam de animais que ficam na frente da casa delas, que são abandonados, são cachorros que não têm dono. E gente vai e manda a casinha”, disse o diretor do presídio, Fluvio Bubolz, ao G1.

Ressocialização

O projeto também ajuda na ressocialização dos presos.

“Não adianta a gente trancar o preso, deixar o preso sem fazer nada. Então a gente procura dar o trabalho, o trabalho prisional que dignifica”, disse o diretor do presídio.

E os detentos gostaram da ideia.

“Se fosse pra ficar o dia todo, a noite toda fazendo, a gente ficava fazendo, porque o animal passar frio nesse inverno (…) Se a pessoa já é difícil, imagina um animal”, disse um preso, que teve a identidade preservada.

“Uma das coisas que ajudam bastante a passar o tempo é ocupar a mente com serviço, né? Então tem me ajudado muito. Deus também tem me dado muita força também, de superar. Essa parte dos trabalhadores também é muito boa, digamos que é o melhor lugar da cadeia”, festejou outro detento.

Com informações do G1