Aplicativo protege senhas contra hackers: brasileiro e gratuito

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Aplicativo protege senhas contra hackers: brasileiro e gratuito
Foto: reprodução

Um brasileiro criou software de proteção de senhas que vai dar muita dor de cabeça para hackers.

O sistema cria dificuldade para quem tenta roubar senhas de bancos de dados, sites ou até mesmo smartphones e PCs.

O aplicativo, chamado Lyra2, foi desenvolvido pelo engenheiro Ewerton Rodrigues Andrade como tese de doutorado e tem licença livre.

O código aberto pode ser encontrado neste link. A única condição de uso do software é de que seja citada a fonte.

O App

O Lyra2 é um sistema feito para barrar os chamados “ataques de força bruta”, em que um programa tenta desbloquear uma conta, inserindo repetidamente diferentes opções de login e senha.

Um software usado nesse tipo de ataque pode gerar centenas de senhas por minuto até acertar a combinação correta de caracteres que lhe dará acesso ao sistema.

O que o Lyra2 faz é dificultar ainda mais esse processo.

“Criamos funções que encarecem o ataque ao ponto de torná-lo inviável financeiramente”, explica Ewerton, o criador do software.

Em outras palavras, um ataque de força bruta realmente potente pode até burlar a segurança do Lyra2, mas vai precisar de um computador igualmente potente – o que vai custar um bom dinheiro ao hacker.

“Para senhas de complexidade média, por exemplo, o valor gasto com a aquisição de memória para a construção de um hardware capaz de burlar a proteção do Lyra2 é de cerca de US$ 126 mil. Já para senhas de alta complexidade, que exigem diversos caracteres, letras, número e símbolos, o investimento exigido pode chegar a US$ 8,3 bilhões”, diz Ewerton.

Com informações do OlharDigital