Brasileiros vencem prêmio Google: semente filtra água poluída

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasileiros vencem prêmio Google: semente filtra água poluída
Fotos: reprodução / Google

Dois estudantes brasileiros, de 15 e 18 anos, venceram a etapa da América Latina da Google Science Fair, que premia jovens cientistas por projetos inovadores na área de ciência e tecnologia.

João Gabriel Stefani e Letícia Pereira venceram na semana passada com um projeto que pode levar água potável para regiões carentes.

Os estudantes mostraram que a semente de moringa oleífera pode ser usada para filtrar água contaminada, remover as impurezas e deixar o líquido potável, ou seja, bom para beber.

A ideia dos estudantes é usar a planta como uma alternativa mais acessível para recuperar a água poluída, em vez de usar produtos químicos.

Inspiração

“A ideia veio logo depois do desastre de Mariana, em Minas Gerais. Queríamos fazer algo para ajudá-los e começamos a pesquisar uma maneira barata de filtrar a água”, diz Letícia, que concluiu seus estudos no colégio Ari de Sá, em Fortaleza (CE), no ano passado.

A Google liberou aos dois o uso dos laboratórios de ciência do local para que eles possam realizar os experimentos e as análises.

O projeto

O projeto “Semente Mágica – Transformado água contaminada em água potável” – está em desenvolvimento desde o começo do ano e só foi “finalizado” para a competição do Google na noite anterior ao fim do prazo.

Com o prêmio, João Gabriel Stefani e Letícia Pereira estão na final da competição, com os vencedores de outros continentes, em setembro, na Califórnia.

Agora eles precisam de apoio financeiro, de patrocínios.

Com informações do OlharDigital