Grandes chefs servem pratos chiques a pessoas necessitadas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Grandes chefs servem pratos chiques a pessoas necessitadas
Foto: reprodução / Youtube / Horyou

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

Um renomado chef de cozinha de Paris teve uma ideia genial: levar os pratos requintados dos maiores chefs da capital francesa a pessoas menos favorecidas, num evento sem preconceito, misturando no mesmo ambiente gente que podia e que não podia pagar.

Surgiu assim o  Tous à Table – Todos à mesa, em tradução livre – um grande festival gastronômico, musical e solidário, que Nervegna resumiu em três palavras “Solidariedade, diversidade e gastronomia”.

“É o anonimato que permite a mistura e que permite o compartilhamento”, diz o chef Flávio Nervegna.

Unindo forças com os maiores chefs de cozinha de Paris, que doaram seu tempo para os outros, Nervegna conseguiu realizar o primeiro Tous à Table em agosto de 2014, para 1500 pessoas, 400 delas de baixa renda.

Foi no Carreau du Temple, um centro cultural da cidade. A festa foi uma edição especial do evento que ele organiza há 6 anos, todo verão,  praias artificiais de Paris, com lugares reservados para pessoas desfavorecidas.

Lá elas podem almoçar, ou jantar, pagando de 0,75 a 2,30 euros – menos de 6 reais – para saborear pratos requintados, doces, sucos e café…

O Chef

Flavio Nervegna é dono de um restaurante em Paris. Ele criou a associação Tous à Table em 2011, uma organização sem fins lucrativos.

Hoje fazem parte mais de 100 restaurantes de Paris, que cobram um valor simbólico de 10% do valor da conta para as famílias de baixa renda.

Os beneficiados pela associação são pessoas carentes que não têm condições de frequentar restaurantes com suas famílias e pagar o preço do cardápio.

Veja como ele conseguiu transformar sua ideia inspiradora em uma grande festa, no vídeo feito pelo HorYou, parceiro do SóNotíciaBoa:

Youtube tumbnail video

Da redação do SóNotíciaBoa