Rio ganha restaurante comunitário do maior chef do mundo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Rio ganha restaurante comunitário do maior chef do mundo
Foto: REUTERS/Tony Gentile

O chef que tem o título de melhor restaurante do mundo vai realizar seu sonho no Rio de Janeiro, na Rua da Lapa número 108.

Massimo Bottura está inaugurando o Refettorio Gastromotiva, um restaurante comunitário que vai oferecer refeições gratuitas para a população carente durante todo o período da Olimpíada e Paralimpíada.

“O modelo é o mesmo do Refettorio Ambrosiano, onde mais de 65 chefs internacionais cozinharam com ingredientes excedentes vindos da Expo Milão 2015, Exposição Universal”, disse o chef estrelado ao OGlobo.

Massimo Bottura lembra que sua avó dava nova vida ao pão seco usando leite e açúcar.

“Inicialmente, incorporamos a ideia na Osteria Francescana preparando com o que restava o almoço e jantar de nossos funcionários. A partir daí, pensei por que não fazer algo por quem necessita, depois de ter recebido tanto nessa vida?”, disse.

O projeto cultural ganhou grandes proporções e se mostrou um sucesso em Bolonha e em Milão, onde Massimo Bottura e outros 60 chefs transformaram mais de 15 toneladas de alimentos excedentes em refeições para os mais necessitados no Reffetorio Ambrosiano.

Parceiros

No Rio, um esquadrão de colegas estrelados irá usar os excedentes dos restaurantes da Vila Olímpica para criar menus deliciosos e nutritivos.

Na aventura brasileira ele terá ao seu lado Alex Atala, Alain Ducasse, Joan Roca e outros grandes nomes da gastronomia mundial.

“Adoro o entusiasmo, a alegria, a esperança e a capacidade de sonhar do brasileiro. O Brasil é como um carregador de baterias. A gente volta revigorado”. E por isso continuo sonhando e realizando meus sonhos. E agora é hora do meu sonho carioca”.

Mais do que boa gastronomia e solidariedade, nutrir o planeta é o verdadeiro foco do melhor chef do mundo.

“A cada ano, 1,3 milhão de toneladas de alimentos acabam no lixo. É ou não é um desperdício?”, lembra.

“O modelo do Reffetorio não é esse. Queremos oferecer alimento e dignidade para as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, conclui.

Com informações de OGlobo