Exame de vista pode detectar Parkinson antes de aparecer

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Exame de vista pode detectar Parkinson antes de aparecer
Foto: Thinskstock

Um exame de vista simples – em fase experimental – poderá detectar Parkinson antes mesmo de surgirem os primeiros sintomas da doença.

Isso poderá permitir um tratamento precoce para melhorar a qualidade de vida do portador.

A boa nova vem de pesquisadores de uma universidade britânica. Eles concluíram um estudo feito em ratos que está sendo considerado animador por neurologistas.

Os cientistas descobriram que roedores examinados – que ainda não tinham nenhum sintoma da doença – apresentaram alterações no fundo dos olhos.

Os sintomas do Parkinson – que incluem tremores, rigidez muscular, lentidão nos movimentos e qualidade de vida prejudicada – geralmente surgem após as células cerebrais já terem sido danificadas.

A descoberta

A professora e pesquisadora-chefe do estudo Francesca Cordeiro, da University College London, disse que o método é barato e não invasivo .

“É potencialmente uma descoberta revolucionária no que diz respeito a diagnósticos rápidos e tratamento no início de uma das doenças mais debilitantes do mundo”.

“Com isso, talvez possamos intervir muito mais cedo e tratar de uma maneira mais eficiente pessoas com essa doença devastadora.”

Atualmente, não há exames de imagem, ou de sangue, que concluam um diagnóstico de Parkinson.

“Passo significativo”

“Apesar de a pesquisa ainda estar em seu estágio inicial e precisar ser testada em pessoas com Parkinson, um testes simples e não invasivo, exatamente como um exame de vista, poderia ser um passo significativo no tratamento da doença”, disse Arthur Roach, diretor de pesquisa da ONG Parkison’s UK.

Os pesquisadores disseram ainda que o método pode ser usado também para avaliar como os pacientes estão respondendo ao tratamento. O estudo foi divulgado na publicação Acta Neuropathologica Communications.

Com informações da BBC